Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36024
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOZA, E. O. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1FÉLIX, Maria da Conceição Silva.-
dc.contributor.advisor1IDFÉLIX, M. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759436071800483pt_BR
dc.contributor.referee1MARQUES, Laiane Elias Dantas.-
dc.contributor.referee1IDMARQUES,L. E. D.pt_BR
dc.description.resumoDesde a elaboração da Lei 13.935/2019, as reformas do ensino e a contribuição de outras ciências no espaço escolar, a Assistência Social se difundiu nestes aspectos como importante contribuinte no desenvolvimento humano e nas metodologias para lidar com a questão social. A escola tem um papel de destaque entre o meio social, pois entende-se que ela vem sendo desafiada cotidianamente para articular o conhecimento que é desenvolvido no contexto escolar a partir das vivências e aspectos sociais do alunado. Quando, ainda na década de 1930, defendeu-se uma educação com qualidade e gratuita para todos os cidadãos, a escola teve como objetivo conhecer e tratar das diversas realidades sociais desses alunos, servindo como ponte para unificar escola e família. Concernente a isso, realizou-se uma pesquisa histórica, a metodologia envolve a investigação de fontes documentais, envolvendo o regimento interno, o número de escolas e seus espaços, os níveis ofertados, mapeamento e articulação da rede intersetorial, adequação das atribuições e competências profissionais ao âmbito escolar, Plano de Ação com possíveis atividades a ser desenvolvidas, uso das legislações, bem como a literatura especifica do Serviço Social relacionados a área da Educação. Realizados os processos, conclui-se que,o assistente social com seu conhecimento a respeito dos direitos dos cidadãos, poderá fazer a mediação na relação entre a escola e comunidade, contribuindo assim, para que a instituição de ensino conquiste sua função social e assegurando os direitos fundamentais da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleO Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PBpt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractSince the enactment of Law 13,935/2019, the educational reforms, and the contribution of other sciences in the school environment, Social Work has spread its influence in these aspects as an important contributor to human development and methodologies for addressing social issues. The school plays a prominent role in society, as it is constantly challenged to connect the knowledge developed within the school context with the experiences and social aspects of the students. As early as the 1930s, when the aim was to provide quality and free education for all citizens, the school aimed to understand and address the diverse social realities of its students, serving as a bridge between school and family. In this regard, a historical research was conducted, employing a methodology that involved investigating documentary sources, such as internal regulations, the number of schools and their spaces, the offered educational levels, mapping and coordination of intersectoral networks, adaptation of professional roles and competencies to the school context, an Action Plan outlining possible activities to be developed, utilization of legislation, as well as relevant literature in Social Work related to the field of Education. Following these processes, it is concluded that the social worker, with their knowledge regarding citizens' rights, can mediate the relationship between the school and the community, thereby contributing to the school fulfilling its social function and ensuring the fundamental rights of the population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36024-
dc.date.accessioned2024-06-11T17:10:09Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T17:10:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAssistente Socialpt_BR
dc.subjectQuestão socialpt_BR
dc.subjectLei 13.935/2019pt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectSocial Workerpt_BR
dc.subjectSocial issuespt_BR
dc.subjectLaw 13.935/2019pt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOZA, Erika Osmara Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial Service and school spaces: resignifications in the city of Marizópolis-PBpt_BR
dc.identifier.citationBARBOZA, Erika Osmara Alves. O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB. 2023, 56 fl. -Trabalho de conclusão de curso( Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa-PB-Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erika Osmara Alves Barboza Serv.Social CCJS 2024.pdfErika Osmara Alves Barboza. Serviço Social, TCC 2024.650.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.