Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoA relação família e escola pode favorecer de maneira agradável a formação integral dos sujeitos, pois essa relação poderá promover uma troca de informações entre a família e a escola. Portanto, possibilitando um conhecimento maior das especificidades da criança. O presente trabalho de pesquisa tem como situação problema: “a escola desenvolve ações que levam os pais a terem conhecimento da importância da sua participação no ambiente escolar?” Como temos objetivo geral temos: Refletir a importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Nos objetivos específicos temos: Investigar os motivos que levam famílias a não participar das decisões importantes da escola, a partir da perspectiva dos pais e/ou responsáveis pela criança; conhecer o que pensam pais e/ou responsáveis pela criança acerca da sua participação na comunidade escolar e apresentar propostas que valorizem a participação dos pais na escola, enquanto participantes fundamentais para que haja um bom desenvolvimento escolar. A referida pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal da zona rural da cidade de Sousa/PB e para sua realização utilizamos um questionário com seis questões abertas, com base no tema estudado, relação família e escola. As participantes da pesquisa foram três mães cujo seus filhos estudam nessa escola acima citada. Para uma melhor discussão e reflexão sobre o tema, nos baseamos em autores como: Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos e Toniosso (2014), Machado (2015), dentre outros. Diante disso, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Dessa forma, é notório a importância da parceria entre a família e a escola para um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação integral. Observou-se que se faz necessário essa aproximação entre pais/responsáveis e instituição escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-11-09-
dc.description.abstractThe family-school relationship can pleasantly favor the comprehensive formation of subjects. As this relationship can promote an information exchange between family and school; Therefore, enabling greater knowledge of child's specificities. The problem question of this work is: Does the school develop actions which make parents aware of the importance of their participation in the school environment? This job is main aimed at reflecting the importance of parental participation in their children’s school life. Some specific objectives of this work are (i) investigate the reasons why families do not participate in important school decisions from the perspective of the child's parents and/or guardians; (ii) know what the child's parents/guardians think about their participation in the school community and present proposals that value the participation of parents in the school, as fundamental participants for good school development. This field research was carried out in a municipal public school in the rural area of Sousa – a city situated in Paraíba state. A questionnaire with six open questions about family-school relationship was applied. This research used the authors Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos and Toniosso (2014), Machado (2015) et al. for a better discussion of the results. Therefore, content analysis in the thematic modality was used to analyze the information collected. Therefore, the importance of the partnership between the family and the school for the good development of the teaching-learning process of children in comprehensive education is clear. It was observed that this rapprochement between parents/guardians and the school institution is necessary.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032-
dc.date.accessioned2024-06-11T18:29:24Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T18:29:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação - Família escolapt_BR
dc.subjectCriança - Aprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMães - Processo educativo dos filhospt_BR
dc.subjectRelationship - School Familypt_BR
dc.subjectChild - School Learningpt_BR
dc.subjectLearning - Elementary educationpt_BR
dc.subjectMothers - Children's educational processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Natália Vieira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFamily/school relationship: partnership necessary for the development of learning in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Natália Vieira da. Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA VIEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfNatália Vieira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023.597.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.