Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Jose Rômulo Feitosa.-
dc.description.resumoA pesquisa em tela focaliza o tema Neurociência e Educação. O objetivo geral consiste em investigar a relevância dos achados neurocientíficos enquanto contributo para a prática educativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. E os específicos são: refletir sobre a prática escolar mediada a partir de princípios neurocientíficos; o segundo identificar as contribuições no cotidiano escolar decorrentes da prática educativa orientada a partir de fundamentos neurocientíficos e o terceiro mapear atividades e dinâmicas condizentes com os fundamentos da neurociência. Essa pesquisa justifica-se porque na contemporaneidade a neurociência oferece informações com bases científicas que podem contribuir para o alcance de avanços significativos no campo educacional. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza básica, com caráter exploratório e abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi uma sala do 2o Ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, da cidade Barro, no estado do Ceará. Os sujeitos participantes foram 17 alunos, com faixa etária 7 e 8 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. As principais referências para fundamentar a temática foram: Costa (2021); Cosenza e Guerra (2011); Cunha (2011); Richter (2018); Sousa, Salgado (2015) também, assisti duas palestras sobre o referido tema. Quanto aos resultados do trabalho, conciui-se que a prática pedagógica pensada a partir dos achados da neurociência contribuiu para desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que melhoraram o desempenho escolar de forma positiva e rápida o que foi verificado pelo modo como respondiam a cada atividade realizada, demonstrando domínio do conteúdo abordado. A realização desse estudo possibilitou o entendimento de como pode ocorrer uma prática pedagógica com qualidade social referenciada. Ao motivar a criança e estimulá-la de forma positiva, sua resposta é instantânea. É notório a alegria de estar no ambiente escolar por vontade própria, o que nos leva a depreender que houve uma melhoria na relação com o saber e, também, com o ambiente escolar. O modo como as atividades foram desenvolvidas conseguiu atrair uma atenção maior crianças, podendo, ser considerado como algo muito importante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNeurociência e educação: contribuição ao aprimoramento da prática educativa.pt_BR
dc.date.issued2023-10-26-
dc.description.abstractThis research focuses on the theme of Neuroscience and Education. The general objective is to investigate the relevance of neuroscientific findings as a contribution to educational practice in the initial years of Elementary School. The specific objectives are: to reflect on school practice mediated by neuroscientific principles; secondly, to identify contributions in daily school life resulting from educational practices guided by neuroscientific fundamentals, and thirdly, to map activities and dynamics consistent with the foundations of neuroscience. This research is justified because contemporary neuroscience offers scientifically based information that can contribute significantly to advancements in the field of education. Regarding the methodological approach, it is a basic natured field research with an exploratory character and a qualitative approach. The research site was a 2nd-grade classroom in the initial years of Elementary School, at a municipal school in the city of Barro, in the state of Ceará, Brazil. The participants were 17 students aged between 7 and 8 years old. Data collection instruments included participant observation and a field diary. The main references to support the theme were: Costa (2021); Cosenza and Guerra (2011); Cunha (2011); Richter (2018); Sousa, Salgado (2015), and I also attended two lectures on the subject. Regarding the results of the work, it was concluded that pedagogical practices designed based on neuroscientific findings contributed to the development of students' learning, improving their academic performance positively and rapidly. This was evident in the way they responded to each activity, demonstrating mastery of the covered content. The completion of this study enabled an understanding of how pedagogical practice can occur with referenced social quality. By motivating and positively stimulating the child, their response is immediate. It is noticeable that there is joy in being in the school environment by choice, leading us to infer that there was an improvement in the relationship with knowledge and also with the school environment. The way the activities were developed managed to attract greater attention from the children, something that can be considered very important.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36034-
dc.date.accessioned2024-06-11T18:44:26Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T18:44:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNeurociência e educaçãopt_BR
dc.subjectPrática escolar- Fundamentos neurocientíficospt_BR
dc.subjectSistema nervoso e educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Prática educativapt_BR
dc.subjectNeuroscience and educationpt_BR
dc.subjectSchool practice - Neuroscientific foundationspt_BR
dc.subjectNervous system and educationpt_BR
dc.subjectElementary education - Educational practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAZEVEDO, Paloma da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience and education: contribution to improving educational practice.pt_BR
dc.identifier.citationAZEVEDO, Paloma da Silva.Neurociência e educação: contribuição ao aprimoramento da prática educativa. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PALOMA DA SILVA AZEVEDO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfPaloma da Silva Azevedo. Monografia Pedagogia. CFP 2023.1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.