Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo consiste em uma apreciação crítica agravadora, sobretudo no tocante à escassez de obras literárias inspiradas no mito português de Inês de Castro adaptadas para crianças brasileiras. Realizam-se algumas considerações sobre a possibilidade de (re)contação/adaptação da história do amor trágico de Pedro e Inês pela hibridização e/ou relação entre texto, imagem e projeto gráfico na adaptação Inês (2015), de Roger Mello e Mariana Massarani. Concebe-se o livro ilustrado como possibilidade de expansão e ampliação do mito em ressignificação para o público infantil. Como apoio teórico, recorremos a discussões já nutridas por pesquisadoras relevantes para a área das narrativas gráficas, a saber, a brasileira Ninfa Parreiras (2009) e a francesa Sophie Van der Linden (2011), ambas especializadas em crítica do livro ilustrado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleTexto, imagem e projeto gráfico na obra Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani: por uma adaptação do mito português de Inês de Castro para crianças brasileiras.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis article consists of a critical appraisal, especially regarding the scarcity of literary works inspired by the Portuguese myth of Inês de Castro adapted for Brazilian children. We consider the possibility of retelling/adaptation of the story of the tragic love of Pedro and Inês by the hybridization and/or relationship between text, image and graphic design in the adaptation Inês (2015), by Roger Mello and Mariana Massarani. The illustrated book is conceived as a possibility of expansion and enlargment of the myth in resignification for the children's audience. In the theoretical reference there is, therefore, the exploration of discussions already nourished by researchers who are relevant to the area of graphic narratives, such as the Brazilian Ninfa Parreiras (2009) and the French Sophie Van der Linden (2011), both specialized in criticism of illustrated book.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36035-
dc.date.accessioned2024-06-11T18:45:03Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T18:45:03Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectInês de Castropt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLivro ilustradopt_BR
dc.subjectAdaptação literária - Inês de Castropt_BR
dc.subjectMito de Inês de Castropt_BR
dc.subjectInês de Castropt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectIllustrated bookpt_BR
dc.subjectLiterary adaptation - Inês de Castropt_BR
dc.subjectMyth of Inês de Castropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.creatorANDRADE, Valéria.-
dc.creatorBARROS, Marcelo Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeText, image and graphic design in the work Inês, by Roger Mello and Mariana Massarani: for an adaptation of the Portuguese myth of Inês de Castro for Brazilian children.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Texto, imagem e projeto gráfico na obra Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani: por uma adaptação do mito português de Inês de Castro para crianças brasileiras. Programa de pós-graduação em Literatura e Interculturalidade. Sociopoética (Online), v. 1, n. 22, p. 24-36, 2020. ISSN 1980-7856. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36035pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEXTO IMAGEM E PROJETO GRÁFICO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2020.pdfTexto, imagem e projeto gráfico na obra Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani: por uma adaptação do mito português de Inês de Castro para crianças brasileiras. - Artigo de Periódico CDSA 2020861.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.