Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289748598919954pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, C. B. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309124072452549pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, M. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Robson Fernandes.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, R. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329317234568143pt_BR
dc.description.resumoAs Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel crucial na economia brasileira, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, essas empresas enfrentam diversos desafios, como carência de conhecimentos em gestão, falta de capital de giro e deficiências no planejamento estratégico, o que resulta em uma alta taxa de mortalidade, especialmente entre Micro-empreendedores Individuais (MEIs). O objetivo deste trabalho foi aplicar ferramentas de gestão para melhorar a eficiência da gestão estratégica em uma empresa do setor alimentício, utilizando tecnologias de armazenamento e análise de dados. A pesquisa implementou uma abordagem interativa para compreender a organização e seus problemas, utilizando ferramentas como BMC, SWOT, 5W2H, Microsoft Forms e Power BI. Essas ferramentas permitiram à empresa identificar áreas que exigiam melhorias e desenvolver estratégias direcionadas para otimizar processos e aprimorar a satisfação do cliente e a saúde financeira da organização. A integração de formulários de pós-venda e um dashboard financeiro, juntamente com as ferramentas iniciais, proporcionou um gerenciamento mais eficiente da empresa. No entanto, houve desafios como a falta de conhecimento tecnológico da equipe e resistência à mudança. Mesmo assim, o uso de dados para orientar a tomada de decisões mostrou um compromisso com a excelência e a adaptação às demandas do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titleAplicação de ferramentas para melhoria da gestão, baseada em tecnologias de análise de dados em uma empresa do setor alimentício.pt_BR
dc.date.issued2024-05-23-
dc.description.abstractMicro and small enterprises (MSEs) play a crucial role in the Brazilian economy, significantly contributing to the country's Gross Domestic Product (GDP). However, these businesses face several challenges, including a lack of management knowledge, insufficient working capital, and deficiencies in strategic planning, resulting in a high mortality rate, particularly among individual micro-entrepreneurs (MEIs). The aim of this study was to apply tools to improve strategic management efficiency in a small food industry business by using data storage and analysis technologies. The research implemented an interactive approach to understand the organization and its problems, utilizing tools such as BMC, SWOT, 5W2H, Microsoft Forms, and Power BI. These tools enabled the company to identify areas requiring improvements and to develop targeted strategies to optimize processes and enhance customer satisfaction and the financial health of the organization. The integration of post-sale forms and a financial dashboard, alongside the initial tools, provided more efficient management of the company. However, challenges such as the team's lack of technological knowledge and resistance to change were encountered. Despite this, the use of data to guide decision-making demonstrated a commitment to excellence and adaptation to market demands.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36046-
dc.date.accessioned2024-06-11T19:58:10Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T19:58:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectDashboardpt_BR
dc.subjectAnálise SWOTpt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectFinancial managementpt_BR
dc.subjectData analysispt_BR
dc.subjectCustomer satisfactionpt_BR
dc.subjectDashboardpt_BR
dc.subjectSWOT Analysispt_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Rodrigo Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of tools to improve management, based on data analysis technologies in a company of the food sector.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Rodrigo Silva de. Aplicação de ferramentas para melhoria da gestão, baseada em tecnologias de análise de dados em uma empresa do setor alimentício. 2024. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36046pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO SILVA DE MOURA - TCC ENG DE PRODUÇÃO CDSA 2024..pdfRodrigo Silva de Moura. - TCC Engenharia de Produção CDSA 20241.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.