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Title: Planejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda.
Other Titles: Strategic planning and resource-based vision: a case study in an organization in the fashion sector
???metadata.dc.creator???: XAVIER, Ana Larissa da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Daniel Oliveira de.
Keywords: Planejamento estratégico;Estudo de caso;Indústria da moda;Visão baseada em recursos;Cinco forças de Porter;Matriz SWOT;Modelo VRIO;Visão baseada em recursos - RBV;Strategic planning;Case study;Fashion industry;Resource-based view;Five Porter forces;WOT Matrix;VRIO model;Resource-based view - RBV
Issue Date: 5-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: XAVIER, Ana Larissa da Silva. Planejamento estratégico e visão baseada em recursos: um estudo de caso em uma organização do setor da moda. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052
???metadata.dc.description.resumo???: A indústria da moda se apresenta como um setor economicamente vantajoso, de forma que, a competitividade nesse ramo e crescente, pressionando as organizações a aperfeiçoarem sua performance continuamente. No Brasil, esse ramo é formado majoritariamente por micros e pequenas empresas, principalmente no estado do Pernambuco responsável pelo segundo maior polo de confecções, com uma crescentemente necessidade por capacitações voltadas a área de gestão. Nesse sentido, o presente estudo conhecendo as lacunas da indústria da moda e a importância da estratégia, o presente estudo tem como objetivo “Compreender estrategicamente a tomada de decisão em empresa do setor de confecções”. Para tal, o estudo de caso se estrutura para (i) identificar os recursos e capacidades da organização, (ii) analisar os ambientes organizacionais e seu impacto na estratégia, (iii) formular estratégias para elevar a vantagem competitiva da organização. Como resultado, a pesquisa contribui para o meio empresarial, fornecendo uma sugestão de direcionamento estratégico, considerando o desenvolvimento de novos empreendimentos. Ademais, no meio acadêmico, a presente pesquisa avança na literatura apresentando pontos de melhorias, alertando pesquisadores acerca da competitividade em polo de confecção e apresentando uma gama de possíveis novos estudos.
Abstract: The fashion industry presents itself as an economically advantageous sector, so that competitiveness in this field is growing, putting pressure on organizations to continually improve their performance. In Brazil, this sector is mainly made up of micro and small companies, mainly in the state of Pernambuco, responsible for the second largest clothing hub, with an increasing need for training focused on the management area. In this sense, this study, knowing the gaps in the fashion industry and the importance of strategy, aims to “Strategically understand decision-making in a company in the clothing sector”. To this end, the case study is structured to (i) identify the organization's resources and capabilities, (ii) analyze organizational environments and their impact on strategy, (iii) formulate strategies to increase the organization's competitive advantage. As a result, the research contributes to the business environment, providing a suggestion for strategic direction, considering the development of new ventures. Furthermore, in the academic world, this research advances the literature by presenting points for improvement, alerting researchers about competitiveness in the clothing industry and presenting a range of possible new studies.
Keywords: Planejamento estratégico
Estudo de caso
Indústria da moda
Visão baseada em recursos
Cinco forças de Porter
Matriz SWOT
Modelo VRIO
Visão baseada em recursos - RBV
Strategic planning
Case study
Fashion industry
Resource-based view
Five Porter forces
WOT Matrix
VRIO model
Resource-based view - RBV
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36052
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