Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOARES, D. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833962547760006pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA , Kássia Mota de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194297219413716pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA , Juliana Silva.-
dc.contributor.referee2SILVA, Luizete Vicente da.-
dc.description.resumoA presente monografia pretende investigar os desafios de ser mulher e ser universitária, considerando os contextos e as identidades que as estudantes estão inseridas. Mediante a isso, a pesquisa se originou a partir da seguinte problemática: como as identidades que atravessam a vida das alunas do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, podem influenciar na formação acadêmica destas mulheres? Objetivando evidenciar como as violências, sobretudo as de gênero, são capazes de afetar a trajetória acadêmica destas alunas. Como aportes teóricos, o estudo se ancora nas perspectivas do feminismo decolonial e interseccional, dialogando com Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), entre outras autoras. Metodologicamente, foram realizadas análises e discussões com as cartas das voluntárias da pesquisa, nas quais revelam os desafios encontrados no espaço acadêmico e os caminhos que elas encontram para perpassá-los; como também, o preenchimento de um formulário com o objetivo de traçar o perfil das universitárias. O diálogo e a escrita dessas mulheres apontam que as universitárias mães, universitárias trabalhadoras remuneradas e universitárias que residem longe da universidade se encontram em desvantagens no espaço acadêmico, dado que o tempo de estudos concorre com as outras instâncias de suas vidas, e, que estas desvantagens se potencializam ao tempo que as universitárias estão circunscritas em mais de uma identidade. Foi salientado, também, sobre a importância da discussão de gênero nos espaços educacionais e do amparo institucional, a partir de políticas públicas efetivas, para o acesso e permanência das mulheres na Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleHoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica.pt_BR
dc.date.issued2023-11-03-
dc.description.abstractThis monograph aims to investigate the challenges of being a woman and being a university student, taking into account the contexts and identities of the students. With this in mind, the research originated from the following problem: how can the identities that permeate the lives of female students at the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus, influence their academic training? The aim is to show how violence, especially gender-based violence, can affect the academic career of these students. As theoretical contributions, the study is anchored in the perspectives of decolonial and intersectional feminism, dialoguing with Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), among other authors. Methodologically, we analyzed and discussed the letters from the research volunteers, in which they revealed the challenges they face in the academic space and the ways they find to overcome them; as well as filling out a form with the aim of profiling the university students. The dialogue and writings of these women point out that university mothers, university paid workers and university students who live far from the university are at a disadvantage in the academic world, given that their study time competes with other aspects of their lives, and that these disadvantages are exacerbated when university students are circumscribed in more than one identity. They also stressed the importance of discussing gender in educational spaces and of institutional support, based on effective public policies, for women's access to and permanence at university.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36056-
dc.date.accessioned2024-06-12T13:54:34Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T13:54:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscrita de mulherespt_BR
dc.subjectFeminismo decolonialpt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFormação acadêmica femininapt_BR
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.subjectMulheres na universidade - Desafiospt_BR
dc.subjectEducação e interseccionalidadept_BR
dc.subjectMães na universidadept_BR
dc.subjectVida acadêmica femininapt_BR
dc.subjectWomen's writingpt_BR
dc.subjectDecolonial feminismpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFemale academic trainingpt_BR
dc.subjectGender violencept_BR
dc.subjectWomen at university - Challengespt_BR
dc.subjectEducation and intersectionalitypt_BR
dc.subjectMothers at universitypt_BR
dc.subjectFemale academic lifept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Daiane Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeToday I gave birth: writing as an act of discovery and resistance regarding the academic trajectory.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Daiane Pereira. Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica. 2023. 186f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE PEREIRA SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfDaiane Pereira Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2023.7.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.