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Title: Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica.
Other Titles: Today I gave birth: writing as an act of discovery and resistance regarding the academic trajectory.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Daiane Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA , Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA , Juliana Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Luizete Vicente da.
Keywords: Escrita de mulheres;Feminismo decolonial;Interseccionalidade;Gênero;Formação acadêmica feminina;Violência de gênero;Mulheres na universidade - Desafios;Educação e interseccionalidade;Mães na universidade;Vida acadêmica feminina;Women's writing;Decolonial feminism;Intersectionality;Gender;Female academic training;Gender violence;Women at university - Challenges;Education and intersectionality;Mothers at university;Female academic life
Issue Date: 3-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Daiane Pereira. Hoje eu me pari: escrevivências como ato de descobertas e resistências acerca da trajetória acadêmica. 2023. 186f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia pretende investigar os desafios de ser mulher e ser universitária, considerando os contextos e as identidades que as estudantes estão inseridas. Mediante a isso, a pesquisa se originou a partir da seguinte problemática: como as identidades que atravessam a vida das alunas do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, podem influenciar na formação acadêmica destas mulheres? Objetivando evidenciar como as violências, sobretudo as de gênero, são capazes de afetar a trajetória acadêmica destas alunas. Como aportes teóricos, o estudo se ancora nas perspectivas do feminismo decolonial e interseccional, dialogando com Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), entre outras autoras. Metodologicamente, foram realizadas análises e discussões com as cartas das voluntárias da pesquisa, nas quais revelam os desafios encontrados no espaço acadêmico e os caminhos que elas encontram para perpassá-los; como também, o preenchimento de um formulário com o objetivo de traçar o perfil das universitárias. O diálogo e a escrita dessas mulheres apontam que as universitárias mães, universitárias trabalhadoras remuneradas e universitárias que residem longe da universidade se encontram em desvantagens no espaço acadêmico, dado que o tempo de estudos concorre com as outras instâncias de suas vidas, e, que estas desvantagens se potencializam ao tempo que as universitárias estão circunscritas em mais de uma identidade. Foi salientado, também, sobre a importância da discussão de gênero nos espaços educacionais e do amparo institucional, a partir de políticas públicas efetivas, para o acesso e permanência das mulheres na Universidade.
Abstract: This monograph aims to investigate the challenges of being a woman and being a university student, taking into account the contexts and identities of the students. With this in mind, the research originated from the following problem: how can the identities that permeate the lives of female students at the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus, influence their academic training? The aim is to show how violence, especially gender-based violence, can affect the academic career of these students. As theoretical contributions, the study is anchored in the perspectives of decolonial and intersectional feminism, dialoguing with Anzaldúa (2000), Davis (2018), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), hooks (2019), Oyěwùmí (2004), Ribeiro (2017), Vergès (2020), among other authors. Methodologically, we analyzed and discussed the letters from the research volunteers, in which they revealed the challenges they face in the academic space and the ways they find to overcome them; as well as filling out a form with the aim of profiling the university students. The dialogue and writings of these women point out that university mothers, university paid workers and university students who live far from the university are at a disadvantage in the academic world, given that their study time competes with other aspects of their lives, and that these disadvantages are exacerbated when university students are circumscribed in more than one identity. They also stressed the importance of discussing gender in educational spaces and of institutional support, based on effective public policies, for women's access to and permanence at university.
Keywords: Escrita de mulheres
Feminismo decolonial
Interseccionalidade
Gênero
Formação acadêmica feminina
Violência de gênero
Mulheres na universidade - Desafios
Educação e interseccionalidade
Mães na universidade
Vida acadêmica feminina
Women's writing
Decolonial feminism
Intersectionality
Gender
Female academic training
Gender violence
Women at university - Challenges
Education and intersectionality
Mothers at university
Female academic life
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36056
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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