Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBASTOS, R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690646160111033pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2CAMILO, Janaína Valéria Pinto.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.pt_BR
dc.date.issued2023-11-07-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the ways of mobilization of pedagogical knowledge by History teachers of Youth and Adult Education (EJA) in the county of Cajazeiras – PB, to face the challenges of teaching practice. To achieve this aim, we developed the following specific objectives: identify the pedagogical knowledge mobilized by History teachers at EJA in their teaching practices; discuss teacher training and its relationships with the specificities of EJA; characterize the theoretical-methodological relationships between History teaching and pedagogical knowledge, based on the teaching practice of History teachers who work at EJA in the municipal network of the municipality of Cajazeiras. Our research was carried out based on five semi-structured interviews, with History teachers from the public schools of Cajazeiras, assuming an exploratory and qualitative character, as well as proceeding with participant observation in the daily History classes of these teachers, seeking to problematize our object. Among the important authors for the construction of our theoretical framework, we can point out: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). We understand that, even in the face of so many more political and progressive proposals for education, many difficulties are still faced so that these pedagogical concepts can be effectively experienced in everyday school life, especially in Youth and Adult Education (EJA Program). Our research showed that, even though the majority of teachers express a discourse of progressive pedagogical practices, there are still many obstacles to this becoming a reality in everyday school life, as many teaching experiences are still characterized by a positivist and traditional bias.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057-
dc.date.accessioned2024-06-12T14:06:45Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T14:06:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectSaberes pedagógicospt_BR
dc.subjectProfessor de História - EJApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHistória - Prática docentept_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectPedagogical knowledgept_BR
dc.subjectHistory Teacher - EJApt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectHistory - Teaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBASTOS, Raquel Leão de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practices in teaching History in Youth and Adult Education - EJA.pt_BR
dc.identifier.citationBASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL LEÃO DE BASTOS. MONOGRFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRaquel Leão de Bastos. Monografia Pedagogia. CFP 2023.1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.