Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBATISTA, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780889526274724pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, D. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, K. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194297219413716pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se dá a formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da educação, ofertadas pelo curso de Pedagogia do CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, alto sertão da Paraíba) e justifica-se a partir do desejo de compreender como as disciplinas de Fundamentos da educação colaboram para a formação cidadã dos futuros pedagogos. O que motivou a sua realização foram as dificuldades enfrentadas no curso de Pedagogia referente à compreensão de conceitos políticos e sociais presentes nos textos acadêmicos trabalhados e nas discussões promovidas em sala de aula; a não correspondência às demandas participativas durantes as aulas e/ou em eventos acadêmicos realizados na universidade, no que diz respeito a expor opiniões, assumir posicionamentos e se colocar criticamente nos debates acadêmicos; a polarização política vivenciada com muita intensidade no ano de 2022 durante o período das eleições presidenciais, mas que teve início em anos anteriores. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão problematizadora: será que as discentes do referido curso de Pedagogia estão tendo uma educação que possibilite uma conscientização e reitere esse indivíduo acerca da formação cidadã? A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com estudo de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, na modalidade semiestruturada. A entrevista foi realizada (de modo remoto) com seis alunas do curso de Pedagogia que já cursaram as disciplinas de Fundamentos da Educação. Os principais referenciais que deram sustentação teórica a essa investigação foram os seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo e Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), dentre outros. O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, localizada na cidade de Cajazeiras. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que há entre as discentes o reconhecimento de que as disciplinas de fundamentos da educação lhe oportunizaram contribuições positivas em seu processo de construção da cidadania. Todavia, as práticas cidadãs entre as discentes no âmbito acadêmico ainda são subordinadas à permissão dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-11-20-
dc.description.abstractThe present work has the general objective of analyzing how citizenship training takes place in the subjects of Fundamentals of Education, offered by the Pedagogy course at CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, high backlands of Paraíba) and justifying the starting from the desire to understand how the Fundamentals of Education disciplines contribute to the citizenship training of future pedagogues. What motivated it was the difficulties faced in the Pedagogy course regarding understanding political and social concepts present in the academic texts worked on and in the discussions promoted in the classroom; non-compliance with participatory demands during classes and/or academic events held at the university, with regard to expressing opinions, taking positions and taking a critical stance in academic debates; the political polarization experienced with great intensity in 2022 during the presidential election period, but which began in previous years. In this research, we seek to answer the following problematizing question: are the students of the aforementioned Pedagogy course receiving an education that enables awareness and reiterates this individual about citizenship training? The methodology adopted was a qualitative approach, with a field study, using individual interviews as a data collection instrument, in a semi-structured format. The interview was carried out (remotely) with six students from the Pedagogy course who had already taken the Fundamentals of Education subjects. The main references that gave theoretical support to this investigation were the following authors: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo and Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), among others. The context of this investigation involves the research spaces of the Teacher Training Center at the Federal University of Campina Grande, located in the city of Cajazeiras. From the analysis of the data, it was possible to perceive that there is a recognition among the students that the fundamental subjects of education provided them with the opportunity to make positive contributions in their process of building citizenship. However, civic practices among students in the academic field are still subject to the permission of teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36061-
dc.date.accessioned2024-06-12T14:18:13Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T14:18:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectConstrução da cidadaniapt_BR
dc.subjectEducação cidadãpt_BR
dc.subjectPedagogia- UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectFundamentals of Educationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectCitizenship trainingpt_BR
dc.subjectConstruction of citizenshippt_BR
dc.subjectCitizen educationpt_BR
dc.subjectPedagogy - UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Danielly Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining for citizenship in the Fundamentals of Education subjects in the CFP-UFCG Pedagogy Course.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Danielly Alves. A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLY ALVES BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfDanielly Alves Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2023.510.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.