Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36061
Title: A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG.
Other Titles: Training for citizenship in the Fundamentals of Education subjects in the CFP-UFCG Pedagogy Course.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Danielly Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Kássia Mota de.
Keywords: Fundamentos da Educação;Cidadania;Formação cidadã;Construção da cidadania;Educação cidadã;Pedagogia- UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba;Fundamentals of Education;Citizenship;Citizenship training;Construction of citizenship;Citizen education;Pedagogy - UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba
Issue Date: 20-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Danielly Alves. A formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia do CFP-UFCG. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se dá a formação para a cidadania nas disciplinas de Fundamentos da educação, ofertadas pelo curso de Pedagogia do CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, alto sertão da Paraíba) e justifica-se a partir do desejo de compreender como as disciplinas de Fundamentos da educação colaboram para a formação cidadã dos futuros pedagogos. O que motivou a sua realização foram as dificuldades enfrentadas no curso de Pedagogia referente à compreensão de conceitos políticos e sociais presentes nos textos acadêmicos trabalhados e nas discussões promovidas em sala de aula; a não correspondência às demandas participativas durantes as aulas e/ou em eventos acadêmicos realizados na universidade, no que diz respeito a expor opiniões, assumir posicionamentos e se colocar criticamente nos debates acadêmicos; a polarização política vivenciada com muita intensidade no ano de 2022 durante o período das eleições presidenciais, mas que teve início em anos anteriores. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão problematizadora: será que as discentes do referido curso de Pedagogia estão tendo uma educação que possibilite uma conscientização e reitere esse indivíduo acerca da formação cidadã? A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com estudo de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, na modalidade semiestruturada. A entrevista foi realizada (de modo remoto) com seis alunas do curso de Pedagogia que já cursaram as disciplinas de Fundamentos da Educação. Os principais referenciais que deram sustentação teórica a essa investigação foram os seguintes autores: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo e Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), dentre outros. O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, localizada na cidade de Cajazeiras. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que há entre as discentes o reconhecimento de que as disciplinas de fundamentos da educação lhe oportunizaram contribuições positivas em seu processo de construção da cidadania. Todavia, as práticas cidadãs entre as discentes no âmbito acadêmico ainda são subordinadas à permissão dos professores.
Abstract: The present work has the general objective of analyzing how citizenship training takes place in the subjects of Fundamentals of Education, offered by the Pedagogy course at CFP-UFCG, (Campus de Cajazeiras-PB, high backlands of Paraíba) and justifying the starting from the desire to understand how the Fundamentals of Education disciplines contribute to the citizenship training of future pedagogues. What motivated it was the difficulties faced in the Pedagogy course regarding understanding political and social concepts present in the academic texts worked on and in the discussions promoted in the classroom; non-compliance with participatory demands during classes and/or academic events held at the university, with regard to expressing opinions, taking positions and taking a critical stance in academic debates; the political polarization experienced with great intensity in 2022 during the presidential election period, but which began in previous years. In this research, we seek to answer the following problematizing question: are the students of the aforementioned Pedagogy course receiving an education that enables awareness and reiterates this individual about citizenship training? The methodology adopted was a qualitative approach, with a field study, using individual interviews as a data collection instrument, in a semi-structured format. The interview was carried out (remotely) with six students from the Pedagogy course who had already taken the Fundamentals of Education subjects. The main references that gave theoretical support to this investigation were the following authors: Carlos Rodrigues Brandão (1995); Paulo Freire (2002); Ester Buffa, Miguel Arroyo and Paolo Nosella (2003); Aida Maria Monteiro Silva (2000), among others. The context of this investigation involves the research spaces of the Teacher Training Center at the Federal University of Campina Grande, located in the city of Cajazeiras. From the analysis of the data, it was possible to perceive that there is a recognition among the students that the fundamental subjects of education provided them with the opportunity to make positive contributions in their process of building citizenship. However, civic practices among students in the academic field are still subject to the permission of teachers.
Keywords: Fundamentos da Educação
Cidadania
Formação cidadã
Construção da cidadania
Educação cidadã
Pedagogia- UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba
Fundamentals of Education
Citizenship
Citizenship training
Construction of citizenship
Citizen education
Pedagogy - UFCG/CFP - Cajazeiras - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36061
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLY ALVES BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfDanielly Alves Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2023.510.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.