Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258104497543405pt_BR
dc.contributor.advisor1BORBA, Valéria Maria de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDBORBA, V. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764023649002251pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Fernanda Andréia Fernandes.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristina Herminio.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as decisões didáticas tomadas pela docente no planejamento e no ensino das estruturas multiplicativas no 4º ano do Ensino Fundamental, com o suporte do uso dos materiais concretos. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é oportunizar reflexões sobre as concepções e práticas que permeiam as ações e decisões didáticas dos(as) professores(as) em sala de aula, frente ao ensino das estruturas multiplicativas nos Anos Iniciais, agregando aos estudos em Didática da Matemática que abordam sobre a atividade docente. Assim, buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: que materiais concretos são utilizados para o ensino das estruturas multiplicativas nos Anos Iniciais e quais as decisões didáticas tomadas pelos docentes ao utilizar esses recursos? Os referenciais teóricos que sustentarão esta investigação são os conceitos de Decisões didáticas, em que situamos que os/as professoras estão a todo instante tomando decisões em suas ações em diferentes níveis; enfatiza-se também a Teoria dos Campos Conceituais, com ênfase no Campo Conceitual Multiplicativo, para se pensar no ensino e na aprendizagem de competências complexas dos educandos; por último, apresentam-se estudos acerca dos materiais concretos, momento em que há discussões sobre as necessidades de mudanças nas metodologias de ensino e na oferta de recursos didáticos e sua importância. Assim, optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo empírica/campo. Os instrumentos de coleta de dados foram a videografia de duas aulas e os planos de aula, na disciplina de Matemática, de uma professora que leciona 4º ano do Ensino Fundamental. O estudo investigou, portanto, as atividades docentes desenvolvidas no nível +1 (planejamento da aula), no nível 0 (situação didática) e no nível -1 (observação do aluno em atividade), cujo foco foi as decisões didáticas tomadas pela docente nesses momentos. Desse modo, o estudo evidenciou que a professora-participante, durante o planejamento e na concretização da aula, realizou decisões didáticas as quais conduziram o ensino, permeadas por suas concepções, crenças e conhecimentos acerca dos materiais concretos e do ensino da multiplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUso dos materiais concretos no ensino das estruturas multiplicativas nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar acerca das decisões didáticas do(a) professor(a).pt_BR
dc.date.issued2023-11-22-
dc.description.abstractThis research has as its general objective: to analyze the didactic decisions made by the teacher in the planning and teaching of multiplicative structures in the 4º year of Elementary School, with the support of the use of concrete materials. What justifies this research from a scientific point of view is to provide opportunities for reflections on the conceptions and practices that permeate the didactic actions and decisions of teachers in the classroom, in the face of the teaching of multiplicative structures in the Early Years, adding to the studies in Mathematics Didactics that address the teaching activity. Thus, we sought to answer the following problematizing question: what concrete materials are used for the teaching of multiplicative structures in the Early Years and what are the didactic decisions made by teachers when using these resources? The theoretical references that will support this investigation are the concepts of didactic decisions, in which we situate that the teachers are constantly making decisions in their actions at different levels; the Theory of Conceptual Fields is also emphasized, with emphasis on the Multiplicative Conceptual Field, to think about the teaching and learning of complex competencies of the students; finally, studies about the concrete materials are presented, at which time there are discussions about the needs for changes in teaching methodologies and the offer of didactic resources and their importance. Thus, we opted for the methodology of scientific research of a qualitative nature, of the empirical/field type. The data collection instruments were the videography of two classes and the lesson plans, in the discipline of Mathematics, of a teacher who teaches 4º year of Elementary School. The study investigated, therefore, the teaching activities developed at level +1 (class planning), at level 0 (didac situation) and at level -1 (observation of the student in activity), whose focus was the didactic decisions made by the teacher at these moments. Thus, the study showed that the teacher-participant, during the planning and implementation of the class, made didactic decisions which led the teaching, permeated by her conceptions, beliefs and knowledge about the concrete materials and the teaching of multiplication.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36064-
dc.date.accessioned2024-06-12T14:40:48Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T14:40:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática - Prática de ensinopt_BR
dc.subjectDecisões didáticaspt_BR
dc.subjectEstruturas multiplicativaspt_BR
dc.subjectMateriais concretospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAulas de matemática - Séries iniciaispt_BR
dc.subjectMathematics - teaching practicept_BR
dc.subjectDidactic decisionspt_BR
dc.subjectStructures multiplicativept_BR
dc.subjectConcrete materialspt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectClasses Mathematics - Initial gradespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Débora Fontes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of concrete materials in teaching multiplicative structures in the early years of elementary school: a look at the teacher's didactic decisions.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Débora Fontes de. Uso dos materiais concretos no ensino das estruturas multiplicativas nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar acerca das decisões didáticas do(a) professor(a).2023. 123f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÉBORA FONTES DE ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfDébora Fontes de Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2023.1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.