Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36065
Title: Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão.
Other Titles: Teacher training: recognition of knowledge and challenges in practicing the profession.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Rilavia Nobrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTIEL, Suzi Alves.
Keywords: Formação docente;Saberes docentes;Professor - Desafios da profissão;Profissão docente;Teacher training;Teaching knowledge;Teacher - Challenges of the profession;Teaching profession
Issue Date: 11-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Rilavia Nobrega. Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta temática de estudo teve como foco o tema “Formação docente: reconhecimento dos saberes e os desafios no exercício da profissão”, tem por objetivo geral: compreender o processo de formação inicial e continua, os saberes e os desafios na profissão docente e por objetivos específicos: Identificar as concepções acerca de formação inicial e contínua dos docentes dos anos iniciais, reconhecer os saberes necessários no exercício da profissão docente e caracterizar os desafios são vivenciados na prática educativa. Nesta pesquisa buscou-se investigar as seguintes questões: Qual a importância da formação inicial e contínua? Quais saberes são necessários para que os professores que atuam cotidianamente no exercício da sala de aula consigam enfrentar os desafios da atualidade? Para a elaboração deste estudo, realizou- se inicialmente um levantamento bibliográfico, a partir das contribuições teóricas de Puentes (2023), Santos (2018), Campos (2016), Tardif (2009), Franco (2008), Imbernón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2002), entre outros estudiosos e pesquisadores do campo da formação inicial e continua e os saberes docentes. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo, com 05 (cinco) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, localizada da cidade de Pombal- PB. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada composta por doze questões. A partir do estudo, concluiu-se que a formação contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos, qualificando-os para a sua atuação profissional, além de ressignificar suas práticas educativas. Os docentes expressaram a necessidade de uma formação contínua, em decorrência das modificações e transformações diárias ocorridas no cenário educacional, o que exige desses profissionais, uma atualização contínua e permanente. Consideram os saberes docentes importantes, uma vez que promovem subsídios para desempenhar uma prática pedagógica de qualidade, formando e transformando a realidade das salas de aula, ao utilizarem esses saberes na construção de estratégias que favoreçam um ensino de qualidade. Por fim, vale ressaltar, que a formação inicial, contínua e os diversos saberes contribuem de forma direta, com o processo de ressignificação da prática docente e no enfrentamento dos desafios da profissão docente.
Abstract: This theme of study focused on the theme "Teacher training: recognition of knowledge and challenges in the exercise of the profession", has as general objective: to understand the process of initial and continuing education, the knowledge and challenges in the teaching profession and by specific objectives: To identify the conceptions about initial and continuous training of teachers in the initial years, recognize the knowledge needed in the exercise of the teaching profession and characterize the challenges experienced in educational practice. In this research, we sought to investigate the following questions: What is the importance of initial and continuing education? What knowledge is necessary for teachers who work daily in the classroom to be able to face today's challenges? For the elaboration of this study, a bibliographic survey was initially carried out, based on the theoretical contributions of Puentes (2023), Santos (2018), Campos (2016), Tardif (2009), Franco (2008), Imbernón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2002), among other scholars and researchers in the field of initial and continuing education and teaching knowledge. Then, a field research was carried out, with 05 (five) teachers of the initial years of the Elementary School, in a municipal school, located in the city of Pombal-PB. Data were collected from a semi- structured interview consisting of twelve questions. From the study, it was concluded that the training contributes to the development of the subjects' potentialities, qualifying them for their professional performance, in addition to re- signifying their educational practices. The teachers expressed the need for continuous training, as a result of the daily changes and transformations that occur in the educational scenario, which requires these professionals to be continuously and permanently updated. They consider teaching knowledge important, since it promotes subsidies to perform a quality pedagogical practice, forming and transforming the reality of classrooms, by using this knowledge in the construction of strategies that favor quality teaching. Finally, it is worth mentioning that initial and continuous training and diverse knowledge contribute directly to the process of re-signification of teaching practice and to facing the challenges of the teaching profession.
Keywords: Formação docente
Saberes docentes
Professor - Desafios da profissão
Profissão docente
Teacher training
Teaching knowledge
Teacher - Challenges of the profession
Teaching profession
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36065
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RILAVIA NOBREGA LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRilavia Nobrega Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2023.627.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.