Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTINO, M. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2151366981920841pt_BR
dc.contributor.advisor1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Marinalva Vadelvino dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. V.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0552196179272237pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar, a partir dos discursos de professores, e gestores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, localizada no Quilombo Caiana dos Crioulos, município de Alagoa Grande - PB, quais as causas da recorrente, embora não tão alta, evasão escolar registrado em sua unidade. Para tanto levantamos as seguintes problemáticas de pesquisa: Que elementos são tensionadores do processo de evasão? Quais ações poderiam exercitar um olhar diferenciado sobre estes alunos que evadem e garantir sua permanência na escola? Buscando responder essas indagações realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual realizamos entrevistas e aplicamos um questionário semiestruturado com gestores e professores da referida escola. A análise dos dados levantados foi feita de forma crítica reflexiva e, para tal, nos fundamentamos em alguns autores como: Pereira & Dias (2020), Lopes (2010), Silva (2009), Cury (2002), Luciene Tavares (2021), Tardif (2010), Brasil (2012), Baggi (2010), Morin (2001), Vergutz (2013), que foram fundamentais para a fundamentação desse trabalho de pesquisa. Portanto a evasão escolar ainda acontece em diversos espaços educacionais e, independentemente da causa, é de suma importância procuramos debate-lo afim de conscientizar as pessoas sobre a importância de cada um para a minimização dessa problemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleReflexões sobre a evasão escolar: ponderações a cerca da escola Firmo Santino da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos Alagoa Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2024-05-17-
dc.description.abstractThis research aims to investigate, based on the discourses of teachers and administrators at the Municipal Elementary School Firmo Santino da Silva, located in the Quilombo Caiana dos Crioulos, municipality of Alagoa Grande-PB, what are the causes of the recurring, albeit not very high, school dropout rates recorded in their unit. To do so, we raised the following research questions: What elements contribute to the dropout process? What actions could provide a differentiated perspective on these students who drop out and ensure their retention in school? In order to answer these questions, we conducted a qualitative research study, in which we conducted interviews and administered a semi-structured questionnaire to managers and teachers at the aforementioned school. The analysis of the collected data was carried out in a critically reflective manner, and we drew on several authors such as Pereira & Dias (2020), Lopes (2010), Silva (2009), Cury (2002), Luciene Tavares (2021), Tardif (2010), Brasil (2012), Baggi (2010), Morin (2001), and Vergutz (2013), who were essential for the foundation of this research work. Therefore, school dropout still occurs in various educational spaces and, regardless of the cause, it is extremely important that we seek to debate it in order to make people aware of the importance of each person in minimizing this problem.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36066-
dc.date.accessioned2024-06-12T18:28:07Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T18:28:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectEscola Firmo Santino – Alagoa Grande - PBpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Caiana dos Crioulos Communitypt_BR
dc.subjectEducation Fieldpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTINO, Maria Simone da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on school dropout: considerations to be made around the Firmo Santino Community school Quilombola Caiana dos Crioulos Alagoa Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTINO, Maria Simone da Silva. Reflexões sobre a evasão escolar: ponderações a cerca da escola Firmo Santino da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos Alagoa Grande - PB. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36066pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SIMONE DA SILVA SANTINO - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfMaria Simone da Silva Santino. - TCC LECAMPO CDSA 20241.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.