Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36070
Title: Música no ensino de sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio em Aroeiras – PB.
Other Titles: Music in sociology teaching: an analysis based on teachers and high school students in Aroeiras – PB.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Josinaldo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: KUHLMANN , Paulo Roberto Loyolla.
Keywords: Sociologia – estudo e ensino;Música;Sequência didática;Prática de ensino;Conteúdos curriculares;Sociology – study and teaching;Music;Following teaching;Teaching practice;Curricular contents
Issue Date: 29-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Josinaldo. Música no ensino de sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio em Aroeiras – PB. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia - PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve por objetivo analisar o uso da música como recurso didático nas aulas de sociologia do Ensino Médio. Para o alcance deste objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema relacionando a arte e educação, no qual se destacam Bodart (2021), Libâneo, (1998) e Minayo (1994), entre outros. Do ponto de vista metodológico, o objeto de análise foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada na área urbana do município de Aroeiras – PB, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada com dois professores (as) de sociologia, complementando-se com a aplicação de questionários aos estudantes do ensino médio nas turmas de 1º, 2º e 3º ano da referida escola. Com esta pesquisa buscou-se evidenciar que canções musicais podem ser um importante instrumento no ensino de Sociologia, contribuindo para uma melhor compreensão por parte dos estudantes, instigando-os ao estranhamento de fatos que se apresentam como normal e corriqueiro e a imaginação sociológica, além de proporcionar uma abordagem lúdica em uma disciplina cujos conteúdos apresentam alto grau de abstração. Também elaboramos uma Sequência Didática intitulada: “Reflexão sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil a partir da Música”, a referida SD é composta por 5 (cinco) aulas para ser utilizada nas aulas de Sociologia do 3º ano do Ensino Médio, esta sequência didática foi testada em uma turma de 3º ano na escola onde foi realizada a pesquisa. Assim os resultados obtidos e analisados evidenciaram que tanto para os alunos quanto para os professores o uso da música como recurso didático durante as aulas contribui para favorecer a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, bem como para despertar o interesse dos estudantes pela disciplina de Sociologia.
Abstract: This research aimed to analyze the use of music as a teaching resource in classes high school sociology. To achieve this objective, a review was carried out bibliography on the topic relating art and education, in which Bodart stands out (2021), Libâneo, (1998) and Minayo (1994), among others. From a methodological point of view, the object of analysis was the State School of Elementary and Secondary Education Deputado Carlos Pessoa Filho, located in the urban area of ​​the municipality of Aroeiras – PB, in which it was a semi-structured interview was carried out with two sociology professors, complementing it with the application of questionnaires to high school students in 1st, 2nd and 3rd year classes at that school. This research sought to demonstrate that Musical songs can be an important instrument in teaching Sociology, contributing to a better understanding on the part of students, encouraging them to strangeness of facts that present themselves as normal and commonplace and the imagination sociological, in addition to providing a playful approach to a discipline whose contents have a high degree of abstraction. We also created a Sequence Didactic entitled: “Reflection on the Civil-Military Dictatorship in Brazil from Music”,said SD is composed of 5 (five) classes to be used in Sociology classes at the 3rd year of high school, this didactic sequence was tested in a 3rd year class at school where the research was carried out. Thus, the results obtained and analyzed showed that for both students and teachers the use of music as a didactic resource during classes helps to promote understanding of the content addressed in the classroom, as well as to arouse students’ interest in the discipline of Sociology.
Keywords: Sociologia – estudo e ensino
Música
Sequência didática
Prática de ensino
Conteúdos curriculares
Sociology – study and teaching
Music
Following teaching
Teaching practice
Curricular contents
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36070
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSINALDO CAVALCANTE - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2023.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.