Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
Title: Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro.
Other Titles: Inês and Us: gamified performative reading, training of reading teachers and the Myth of Inês de Castro.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Valéria.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
BARROS, Marcelo Alves.
Keywords: Mito de Inês de Castro;Leitura performativa gamificada;Leitura performática;Formação de professores leiautores;Leitores;Inês de Castro;Myth of Inês de Castro;Gamified performative reading;Performance reading;Training of reading teachers;Readers;Inês de Castro
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa; BARROS, Marcelo Alves. Inês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila. (Org.). Teatro e política. GT da Anpoll dramaturgia e teatro. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 321-347. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
???metadata.dc.description.resumo???: Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês & Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).
Keywords: Mito de Inês de Castro
Leitura performativa gamificada
Leitura performática
Formação de professores leiautores
Leitores
Inês de Castro
Myth of Inês de Castro
Gamified performative reading
Performance reading
Training of reading teachers
Readers
Inês de Castro
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36071
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INÊS & NÓS - LEITURA PERFORMATIVA - CAP DE LIVRO CDSA 2022.pdfInês & Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o Mito de Inês de Castro. - Cap. de Livro CDSA 20222.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.