Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco de investigação a mediação docente no projeto pedagogia social, neurociência e leitura. O objetivo geral foi analisar o papel da mediação pedagógica na formação da prática leitora. Nesta investigação interrogou-se qual o papel da mediação docente para motivar o educando no processo de leitura? Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem narrativa autobiográfica. A pesquisa e composta de duas etapas, a saber- um relato pessoal vivenciado no projeto de extensão e a pesquisa de campo realizada com os participantes do projeto. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 05 adolescentes entre 12 a 15 anos. Os instrumentos de produção de dados foram o diário de campo com registro das observações e uma entrevista estruturada, a qual foi aplicada com os participantes. Resultados: A partir do estudo teórico identificou-se que a prática da leitura modifica permanentemente o cérebro. A neurociência comprova que, o cérebro da pessoa com hábito da leitura é constantemente potencializado com novas informações, isso, porque o ato de ler altera a estrutura anatômica das células do cérebro e áreas responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem, capacitando o sujeito para diversas funções cognitivas. Quanto a reflexão sobre a mediação docente, foi possível identificar que os estímulos externos oferecidos de forma intencional, pela extensionista, suscitam os estímulos internos, potencializando suas habilidades, sobretudo, no que concerne a prática da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleProjeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco.pt_BR
dc.date.issued2023-11-29-
dc.description.abstractAndthis research focuses on teacher mediation in the social pedagogy, neuroscience and reading project. The general objective was to analyze the role of pedagogical mediation in the formation of reading practice. In this research, it was questioned: what is the role of teacher mediation to motivate the student in the reading process? As for the methodological path, it is a basic research, with an exploratory character and an autobiographical narrative approach. The research is composed of two stages, namely- a personal report experienced in the extension project and the field research carried out with the project participants. This is a qualitative study, carried out with 05 adolescents between 12 and 15 years old. The instruments used to produce data were a field diary with a record of the observations and a structured interview, which was applied to the participants. Results: From the theoretical study it was identified that the practice of reading permanently modifies the brain. Neuroscience proves that the brain of a person with a reading habit is constantly enhanced with new information, because the act of reading alters the anatomical structure of brain cells and areas responsible for the development of learning, enabling the subject for various cognitive functions. Regarding the reflection on the teacher's mediation, it was possible to identify that the external stimuli intentionally offered by the extension worker arouse the internal stimuli, enhancing their skills, especially with regard to the practice of reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36077-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:15:20Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-06-13T13:15:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectNeurociência na educaçãopt_BR
dc.subjectPrática leitora- Mediação pedagógicapt_BR
dc.subjectMotivação em leiturapt_BR
dc.subjectSocial pedagogypt_BR
dc.subjectTeaching mediationpt_BR
dc.subjectNeuroscience in educationpt_BR
dc.subjectReading practice - Pedagogical mediationpt_BR
dc.subjectMotivation in readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMATOS, Edilane Nobrega de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial Pedagogy, neuroscience and reading project: teaching mediation in focus.pt_BR
dc.identifier.citationMATOS, Edilane Nobrega de. Projeto Pedagogia Social, neurociência e leitura: a mediação docente em foco. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILANE NOBREGA DE MATOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfEdilane Nobrega de Matos. Monografia Pedagogia. CFP 2023.459.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.