Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, R. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476478093297610pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, João Marcos de Souza.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de constituição do homem pedagogo nos discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s, na graduação em Pedagogia, entre os anos 2010 à 2022 no Brasil, a partir da seguinte questão de estudo: Como os discursos produzidos em trabalhos de conclusão de curso-TCC´s na graduação em Pedagogia constituem o homem pedagogo? A base empírica da mesma se constitui de 11 TCC´s que tomam o homem pedagogo como objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, baseados na análise do discurso na perspectiva foucaultiana. Os resultados alcançados evidenciam que a constituição do homem pedagogo se organiza a partir da relação antagônica presença/ausência do pedagogo nas salas de aula da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, marcada pela feminização do magistério. Por outro lado, tal constituição é marcada pela visão preconceituosa, de estranhamento e de desajustamento da figura masculina no papel de educador da infância e de aluno do curso de Pedagogia. Portanto, na constituição desse sujeito, percebemos as questões de gênero na sociedade como elemento atravessador do ser homem/ mulher e a predeterminação da ocupação de espaços formativos e profissionais de acordo com o constructo social estabelecido, se fazem presentes de modo destacado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThis research has the general objective of analyzing the process of constitution of the pedagogue in the speeches produced in course completion works - TCC's, in the Pedagogy degree, between the years 2010 and 2022 in Brazil, based on the following study question: How do the speeches produced in course completion works - TCCs in the Pedagogy degree constitute the pedagogue man? Its empirical basis is made up of eleven TCCs that take the pedagogue as an object of study. The methodological procedures are qualitative in nature, based on discourse analysis from a Foucauldian perspective. The results achieved show that the constitution of the male pedagogue is organized based on the antagonistic relationship between the presence/absence of the pedagogue in Early Childhood Education and Elementary School classrooms, marked by the feminization of teaching. On the other hand, this constitution is marked by a prejudiced view, of estrangement and maladjustment of the male figure in the role of childhood educator and student of the Pedagogy course. Therefore, in the constitution of this subject, we realize that gender issues in society as an element that crosses the divide between being a man/woman and the predetermination of the occupation of training and professional spaces in accordance with the established social construct, are prominently present.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36078-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:22:59Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-06-13T13:22:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHomem pedagogopt_BR
dc.subjectPedagogia -Trabalhos de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFeminização do magistériopt_BR
dc.subjectPedagogo - Exercício docentept_BR
dc.subjectDiscurso - Trabalhos de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogue manpt_BR
dc.subjectPedagogy - Course Completion Workpt_BR
dc.subjectFeminization of teachingpt_BR
dc.subjectPedagogue - Teaching practicept_BR
dc.subjectSpeech - Course Conclusion Paperspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Romário Cícero da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe constitution of the pedagogue in course completion work in the Graduation in Pedagogy.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Romário Cícero da Silva. A constituição do homem pedagogo em trabalhos de conclusão de Curso na Graduação em Pedagogia. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMÁRIO CÍCERO DA SILVA ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRomário Cícero da Silva Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2023.635.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.