Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: como o brincar pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças na Educação Infantil, a partir do olhar docente. No objetivo geral temos: analisar a importância do brincar para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Os objetivos específicos estão assim dispostos: descrever as contribuições pedagógicas da brincadeira na Educação Infantil; compreender o processo de desenvolvimento da criança através do brincar; refletir sobre a valorização da brincadeira no espaço escolar, a partir do olhar docente. Esse trabalho nos leva a uma reflexão sobre a utilização do brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, permitindo uma percepção mais abrangente da forma como os professores inserem esse ato nas suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com quatro professoras atuantes ou que já atuaram na Educação Infantil da rede pública municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Nas considerações finais podemos reafirmar a necessidade e a importância de uma prática pedagógica baseada na ludicidade para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento de crianças da Educação Infantil de diferentes faixas etárias e compreendemos que o brincar favorece a integralidade do ser, desde que seja vivenciado em sala de aula de forma planejada e comprometida com as diferentes aprendizagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO brincar como recurso pedagógico: contribuições para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, a parti do olhar docente.pt_BR
dc.date.issued2023-11-09-
dc.description.abstractThis present monography work came from the following question: how play can contribute to the cognitive development of the children in Early Childhood Education, from the teacher’s perspective. In general objective we have: to analyze the importance of play for the development of children in Early Childhood Education. The specific objectives are arranged in the following way: describe pedagogical contributions of the play in Early Childhood Education; understand the children’s development process through play; reflect about the valorization of the play in school ground, from the teacher’s perspective. This work leads us a reflection about the utilization of play as pedagogical resource in the Early Childhood Education children’s learning process, allowing a larger perception of the manner how teachers insert this act in their pedagogical practices. The research has a qualitative aspect, using as data collect instrument the semi-structured interview and the content analysis in the thematic modality. The interview was accomplished with four female teachers who work or had worked in Cajazeiras’-PB Early Childhood Education municipal public school system. In final considerations we can reaffirm the need and significance of a pedagogical practice based on playfulness for the promotion of learning and development of Early Childhood Education’s children in different group ages and understand that play provide integrity of the person, as long as been experienced in classroom in a planned and compromised manner with the different learnings.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36079-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:31:12Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-06-13T13:31:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino - Educação infantilpt_BR
dc.subjectPlayfulness-
dc.subjectChild education-
dc.subjectTo play-
dc.subjectTeaching and learning-
dc.subjectTeaching methodology - Early childhood education-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Erilane Erineuda de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlaying as a pedagogical resource: contributions to the cognitive development of children in early childhood education, from a teaching perspective.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Erilane Erineuda de. O brincar como recurso pedagógico: contribuições para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, a parti do olhar docente. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERILANE ERINEUDA DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfErilane Erineuda de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2023.863.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.