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Title: "Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano."
Other Titles: "Mathematical models for urban bus service optimization."
???metadata.dc.creator???: RABBANI, Soheil Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MAHER, Michael John.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIPOWSKI, J. S.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRERA, J. G.
Keywords: Ônibus - serviço;Bus service;Modelos matemáticos;Mathematical models;Otimização de ônibus;Otibização de ônibus
Issue Date: Nov-1975
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RABBANI, Soheil Rahnemay. "Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano." 1975. 128f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1975. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho descreve o desenvolvimento de alguns modelos matemáticos para a otimização de um serviço urbano do ônibus. Os custos indiretos a curto prazo representados por tempo total de viagem (tempos de caminhada, de espera e de deslocamento) dos passageiros que usam o sistema de transporte publico, é considerado e usa-se este como medida da eficiência do sistema. O problema é, então, a otimização da operação do sistema dentro da restrição do nível fixo de investimento de capital. As variáveis no problema incluem o número de ônibus em cada linha, as posições de paradas e as próprias linhas. Após o desenvolvimento de alguns modelos teóricos, o caso prático da operação do sistema de ônibus de Campina Grande, Paraíba, é considerado e algumas sugestões para melhorar o sistema são oferecidas.
Abstract: This paper describes the development of some mathematical models for the optimization of an urban bus service. The short-term indirect costs represented by total travel time (walking times, waiting times and displacement) of passengers using the public transportation system is considered and used as a measure of the efficiency of the system. The problem is, then, the optimization of the operation of the system within the constraint of the fixed level of capital investment. The variables in the problem include the number of buses in each line, the stop positions and the lines themselves. After the development of some theoretical models, the practical case of the operation of the bus system of Campina Grande, Paraíba, is considered and some suggestions to improve the system are offered.
Keywords: Ônibus - serviço
Bus service
Modelos matemáticos
Mathematical models
Otimização de ônibus
Otibização de ônibus
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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