Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jose Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoA produção aborda desafios e possibilidades da organização do trabalho pedagógico para a atuação docente no cotidiano escolar. Esta pesquisa teve como foco a organização do trabalho pedagógico como objeto de estudo. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: de que modo a organização do trabalho pedagógico contribui para a atuação docente no cotidiano escolar? O objetivo geral desta produção, é o analisar de que modo a organização do trabalho pedagógico contribui para a atuação docente no cotidiano escolar. No percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, com a realização de estudos exploratórios e entrevistas semiestruturadas, envolvendo seis profissionais da educação atuantes em escolas públicas. As categorias de análise que orientaram este estudo foram gestão escolar (Luck, 2009), Organização do trabalho pedagógico (Libanêo, 2008) e planejamento escolar (Libanêo, 1994). Do estudo realizado, constatou-se que a organização do trabalho pedagógico manifesta-se na interação entre conhecimentos construídos no cotidiano escolar e as relações estabelecidas nos processos educativos, permeando as relações interpessoais, a prática docente, as normas de gestão democrática, a estrutura escolar, a comunidade escolar, o planejamento, a dimensão epistemológica e político- pedagógica da escola, bem como os desafios envolvidos na elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOrganização do trabalho pedagógico: desafios e possibilidades do trabalho docente no cotidiano escolar.pt_BR
dc.date.issued2023-12-01-
dc.description.abstractThe production addresses challenges and possibilities in the organization of pedagogical work for teaching activities in the daily school routine. This research focused on the organization of pedagogical work as its object of study. The research question guiding this study is: how does the organization of pedagogical work contribute to teaching activities in the daily school routine? The overall objective of this production is to analyze how the organization of pedagogical work contributes to teaching activities in the daily school routine. In the methodological approach, a qualitative method was adopted, conducting exploratory studies and semi-structured interviews involving six education professionals working in public schools. The analytical categories guiding this study were school management according (Luck, 2009), organization of pedagogical work according (Libanêo, 2008), and school planning according (Libanêo, 1994). From the conducted study, it was observed that the organization of pedagogical work manifests in the interaction between knowledge built in the daily school routine and the relationships established in educational processes, permeating interpersonal relationships, teaching practices, democratic management norms, school structure, school community, planning, the epistemological and political-pedagogical dimension of the school, as well as the challenges involved in the development, implementation, and evaluation of the Pedagogical Political Project.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36080-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:45:17Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-06-13T13:45:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectSchool planningpt_BR
dc.subjectOrganization of pedagogical workpt_BR
dc.subjectTeaching activitypt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPedagogical political projectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Erlania Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrganization of pedagogical work: challenges and possibilities of teaching work in everyday school life.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Erlania Gomes. Organização do trabalho pedagógico: desafios e possibilidades do trabalho docente no cotidiano escolar. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERLANIA GOMES DINIZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfErlania Gomes Diniz. Monografia Pedagogia. CFP 2023.879.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.