Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775898224561661pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoA atuação profissional do Neuropsicopedagogo tornou-se indispensável na sociedade atual devido as diversas situações de transtornos e dificuldades de aprendizagem que permeiam o cotidiano social e escolar dos educandos. Sua atuação não visa a edificação de uma nova pedagogia ou solução para todos os problemas existentes no processo de aprendizagem, no entanto, por meio da ação neuropsicopedagógica realiza avaliações e intervenções visando a prevenção, diagnóstico e superação desses problemas em conjunto com a família e equipe multiprofissional no interior e exterior da instituição escolar, tendo em vista a ascensão do desenvolvimento educacional de diversos sujeitos. Nesse sentido, o estudo em tela buscou analisar as contribuições dos processos de intervenção e avaliação neupsicopedagógica para a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem dos educandos. Para tanto, em sua elaboração foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordgem qualitativa, por meio de entrevistas não-estruturadas com 3 (três) profissionais neuropsicopedagogas clínicas sendo (02) duas da cidade de Cajazeiras – PB e outra da cidade de Luis Gomes – RN. Além disso, para aprofundamento da atuação e intervenção neuropsicopedagógica foi realizado um levantamento bibliográfico fundamentado em aportes teóricos de diferentes autores, tais como: Rocha et.al (2021); Nascimento (2020); Avelino (2019); Silveira (2019) e Cruz (2005), ente outros, que ajudaram na compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa elucidam que a atuação do neuropsicopedagogo na sociedade atual tornou-se indispensável devido aos seus conhecimentos neurais, uma vez que através de testes avaliativos e intervenções adequadas para a demanda de cada educando, este profissional pode auxiliar/direcionar os educandos, seus familiares e a equipe multiprofissional para um desenvolvimento significativo e superação das problemáticas educacionais encontradas. Logo, o profissional deve estar disposto a dialogar com os familiares e demais profissionais que estejam realizando o acompanhamento do estudante para melhor compreender e elaborar estratégias de intervenção que venham agregar o desenvolvimento dos educandos, com vistas a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAtuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2023-11-30-
dc.description.abstractThe professional role of the Neuropsychopedagogue has become indispensable in today's society due to the various situations of disorders and learning difficulties that permeate the social and school daily lives of students. Its action does not aim to build a new pedagogy or solution to all existing problems in the learning process, however, through neuropsychopedagogical action it carries out assessments and interventions aimed at preventing, diagnosing and overcoming these problems together with the family and team. multidisciplinary approach inside and outside the school institution, with a view to increasing the educational development of various subjects. In this sense, the study in question sought to analyze the contributions of neuropedagogical intervention and evaluation processes for the prevention, diagnosis and overcoming of students' learning problems. To this end, in its preparation, field research was carried out, in a qualitative approach, through non-structured interviews with 3 (three) clinical neuropsychopedagogue professionals, (02) two from the city of Cajazeiras – PB and another from the city of Luis Gomes – RN. Furthermore, to deepen the neuropsychopedagogical performance and intervention, a bibliographical survey was carried out based on theoretical contributions from different authors, such as: Rocha et.al (2021); Birth (2020); Avelino (2019); Silveira (2019) and Cruz (2005), among others, who helped in understanding the phenomenon studied. The research results elucidate that the role of the neuropsychopedagogue in today's society has become indispensable due to their neural knowledge, since through evaluative tests and interventions appropriate to the demands of each student, this professional can assist/direct students, their family members and the multidisciplinary team for significant development and overcoming the educational problems encountered. Therefore, the professional must be willing to dialogue with family members and other professionals who are monitoring the student to better understand and develop intervention strategies that will add to the development of students, with a view to preventing, diagnosing and overcoming learning problems.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36081-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:55:34Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-06-13T13:55:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNeuropsicopedagogiapt_BR
dc.subjectIntervenção neuropsicopedagógicapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectProblemas de aprendizagempt_BR
dc.subjectNeuropsychopedagogypt_BR
dc.subjectNeuropsychopedagogical interventionpt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectNeuroeducationpt_BR
dc.subjectLearning Problemspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Sabrina de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRole and intervention of the clinical neuropsychopedagogue in the prevention and solution of learning problems.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Sabrina de Souza. Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABRINA DE SOUZA GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfSabrina de Souza Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2023.519.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.