Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36082
Title: As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de licenciatura em física da UFCG.
Other Titles: The consequences of the pandemic on education: a look at courses degree in physics from UFCG.
Las consecuencias de la pandemia en la educación: una mirada a los cursos Licenciado en Física por la UFCG.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Jéssila Letícia Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Heron Neves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
Keywords: Física;Física - contexto educacional;Crises emergenciais;Física - pandemia;Pandemia – ensino de física;Physical;Physics - educational context;Emergency crises;Physics - pandemic;Pandemic – teaching physics;Físico;Física - contexto educativo;Crisis de emergencia;Física - pandemia;Pandemia: enseñanza de la física
Issue Date: 14-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Jéssila Letícia Santos. As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de licenciatura em física da UFCG. 2024. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista que esse tema de estudo é de suma importância para o contexto educacional, pois acredita-se que compreender as consequências e lições que a pandemia deixou na educação, poderá ajudar a preparar as instituições a lidar com possíveis crises emergenciais que possam surgir futuramente, o presente trabalho trata sobre “As consequências da pandemia na educação: um olhar para os cursos de Física da UFCG”, a fim de compreender quais foram as consequências que a pandemia do COVID-19 deixou nos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, foi necessário analisar os dados referentes aos estudantes matriculados, ingressantes e graduados nos cursos de licenciatura em Física da UFCG nos períodos de 2019.1 a 2023.2 e identificar as variações nos dados analisados e as possíveis causas, durante os períodos mencionados. Realizou-se, então, uma pesquisa com metodologia de abordagem quali-quantitativa de natureza descritiva. Diante disso, verificou-se, por exemplo, que houve uma redução no número de alunos matriculados, ingressantes e estudantes graduados nos cursos de Licenciatura em Física da UFCG, durante o período em que se estabeleceu a pandemia do COVID-19.
Abstract: Considering that this topic of study is of paramount importance for the educational context, as it is believed that understanding the consequences and lessons that the pandemic left in education can help prepare institutions to deal with possible emergency crises that may arise in the future , this work deals with “The consequences of the pandemic in education: a look at the Physics courses at UFCG”, in order to understand what were the consequences that the COVID-19 pandemic left on the Physics Degree courses at the Federal University from Campina Grande. To this end, it was necessary to analyze the data referring to students enrolled, entering and graduating from UFCG's Physics degree courses in the periods from 2019.1 to 2023.2 and identifying the variations in the analyzed data and the possible causes, during the mentioned periods. A research was then carried out using a qualitative-quantitative methodology of a descriptive nature. In view of this, it was found, for example, that there was a reduction in the number of students enrolled, freshmen and graduate students in Physics Degree courses at UFCG, during the period in which the COVID-19 pandemic was established.
???metadata.dc.description.resumen???: Considerando que este tema de estudio es de suma importancia para el contexto educativo, ya que se cree que comprender las consecuencias y lecciones que pandemia que queda en la educación, podría ayudar a preparar a las instituciones para hacer frente a posibles crisis de emergencia que puedan surgir en el futuro, este trabajo trata sobre “Las consecuencias de la pandemia en la educación: una mirada a los cursos de Física de la UFCG”, para comprender cuáles fueron las consecuencias que La pandemia de COVID-19 ha dejado las carreras de Grado en Física en Universidad Federal de Campina Grande. Para ello fue necesario analizar la datos relativos a los estudiantes matriculados, ingresando y egresando de cursos Licenciatura en Física por la UFCG en los períodos del 2019.1 al 2023.2 e identificar las variaciones en los datos analizados y posibles causas, durante los periodos mencionado. Luego se realizó una investigación utilizando una metodología cualitativo-cuantitativo de carácter descriptivo. En vista de esto, se encontró, por ejemplo, que hubo una reducción en el número de estudiantes matriculados, nuevos ingresantes y estudiantes egresados ​​de las carreras de Licenciatura en Física de la UFCG, durante el período en que La pandemia de COVID-19 se afianzó.
Keywords: Física
Física - contexto educacional
Crises emergenciais
Física - pandemia
Pandemia – ensino de física
Physical
Physics - educational context
Emergency crises
Physics - pandemic
Pandemic – teaching physics
Físico
Física - contexto educativo
Crisis de emergencia
Física - pandemia
Pandemia: enseñanza de la física
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36082
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSILA LETÍCIA SANTOS PEREIRA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2024.pdfJéssila Letícia Santos Pereira - TCC Licenciatura em Física CES 2024683.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.