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dc.creator.IDRABANNI, S. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8087783521324545pt_BR
dc.contributor.advisor1MAHER, Michael John.-
dc.contributor.advisor1IDMAHER, M. J.pt_BR
dc.contributor.referee1LIPOWSKI, J. S.-
dc.contributor.referee2CABRERA, J. G.-
dc.description.resumoEste trabalho descreve o desenvolvimento de alguns modelos matemáticos para a otimização de um serviço urbano do ônibus. Os custos indiretos a curto prazo representados por tempo total de viagem (tempos de caminhada, de espera e de deslocamento) dos passageiros que usam o sistema de transporte publico, é considerado e usa-se este como medida da eficiência do sistema. O problema é, então, a otimização da operação do sistema dentro da restrição do nível fixo de investimento de capital. As variáveis no problema incluem o número de ônibus em cada linha, as posições de paradas e as próprias linhas. Após o desenvolvimento de alguns modelos teóricos, o caso prático da operação do sistema de ônibus de Campina Grande, Paraíba, é considerado e algumas sugestões para melhorar o sistema são oferecidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia civil-
dc.title"Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano."pt_BR
dc.date.issued1975-11-
dc.description.abstractThis paper describes the development of some mathematical models for the optimization of an urban bus service. The short-term indirect costs represented by total travel time (walking times, waiting times and displacement) of passengers using the public transportation system is considered and used as a measure of the efficiency of the system. The problem is, then, the optimization of the operation of the system within the constraint of the fixed level of capital investment. The variables in the problem include the number of buses in each line, the stop positions and the lines themselves. After the development of some theoretical models, the practical case of the operation of the bus system of Campina Grande, Paraíba, is considered and some suggestions to improve the system are offered.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608-
dc.date.accessioned2019-04-29T11:01:55Z-
dc.date.available2019-04-29-
dc.date.available2019-04-29T11:01:55Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectÔnibus - serviço-
dc.subjectBus service-
dc.subjectModelos matemáticos-
dc.subjectMathematical models-
dc.subjectOtimização de ônibus-
dc.subjectOtibização de ônibus-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRABBANI, Soheil Rahnemay.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Mathematical models for urban bus service optimization."pt_BR
dc.identifier.citationRABBANI, Soheil Rahnemay. "Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano." 1975. 128f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1975. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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SOHEIL RAHNEMAY RABBANI - DISSERTAÇÃO PPGECA 1975.pdfSoheil Rahnemay Rabbani - Dissertação PPGECA 197522.27 MBAdobe PDFView/Open


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