Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36099
Title: Música, igreja e sociedade: os impactos da educação musical não escolar no comportamento sociofamiliar.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
SOUSA, Rafael Barros de.
Keywords: Ensino de música;Música e sociedade;Música na igreja;Educação não formal;Flauta doce;Educação musical não escolar;Music teaching;Music and society;Music in church;Non-formal education;Sweet flute;Non-school music education
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; SOUSA, Rafael Barros de. Música, igreja e sociedade: os impactos da educação musical não escolar no comportamento sociofamiliar. In: VI CONEDU - Congresso Nacional de Educação - Avaliação: Processos e Políticas, 6, 2020. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2020. p. 1-17. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36099
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo é um recorte da monografia apresentada ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, na área de conhecimento em Linguagens e Códigos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Esta experiência foi realizada na Igreja Evangélica Congregacional (IEC) de Sumé - PB, com as crianças e pré-adolescentes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce. A pesquisa buscou descrever analiticamente as contribuições do ensino de música no contexto não formal para o comportamento das crianças e pré-adolescentes do grupo nos contextos familiar e social. Neste sentido, refletiu-se sobre quais contribuições a música trouxe para questões comportamentais dos/as flautistas, a saber: aspectos emocionais, generosidade, caráter etc. Os/as pais/mães e amigos/as e demais familiares dos/as alunos/as foram entrevistados/as e puderam relatar os resultados que o grupo inferiu na vida das crianças e pré-adolescentes, e como isso colaborou nos âmbitos social e familiar. Também foi destacada a visão dos/as integrantes com relação ao comportamento familiar e social.
Keywords: Ensino de música
Música e sociedade
Música na igreja
Educação não formal
Flauta doce
Educação musical não escolar
Music teaching
Music and society
Music in church
Non-formal education
Sweet flute
Non-school music education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Música.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36099
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÚSICA IGREJA E SOCIEDADE - OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL - ANAIS DE EVENTO CDSA 2020.pdfMúsica, igreja e sociedade - Anais de Evento CDSA 2020488.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.