Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, J. V. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2019762865918082pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDJ. D. Dantas.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDDE MEDEIROS, F. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268744971022470pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Priscila da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, P. S.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDA SILVA SANTOS, PRISCILA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012810287403197pt_BR
dc.description.resumoOs jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleCriação de jogo didático para o ensino da física.pt_BR
dc.date.issued2024-05-15-
dc.description.abstractDidactic games are an important tool to help teachers in their teaching practice. Through them you can bring motivation, fun and knowledge to players. In the discipline of physics, there is often difficulty in understanding issues, this is associated with mathematics and the fact that concepts are often difficult to visualize. This creates demotivation in students and makes learning difficult. In this way, playfulness is used with the aim of generating motivation and greater interest among students. With this perspective, the game “jogando com a física” was developed and research was carried out to verify its effectiveness. A survey was carried out in the first year class of technical high school in the city of Cuité-PB, with the aim of providing educational and social improvement within the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102-
dc.date.accessioned2024-06-14T12:02:35Z-
dc.date.available2024-06-14-
dc.date.available2024-06-14T12:02:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectDidactic gamespt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEnseñanza de la físicapt_BR
dc.subjectJuegos didácticospt_BR
dc.subjectAlegríapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, João Victor da Fonseca.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCreation of a didactic game for teaching physics.pt_BR
dc.title.alternativeCreación de un juego didáctico para la enseñanza de la física.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLos juegos didácticos son una herramienta importante para ayudar a los profesores en la práctica. maestro. A través de ellos podrás aportar motivación, diversión y conocimiento a jugadores. En la disciplina de la física, a menudo hay dificultades para comprender de preguntas, esto está asociado con las matemáticas y el hecho de que los conceptos a menudo ser difícil de visualizar. Esto crea desmotivación entre los estudiantes y dificulta la aprendiendo. De esta manera, se utiliza la lúdica con el objetivo de generar motivación y mayor interés de los estudiantes. Con esta perspectiva, el juego “jugando con la física”, y se realizaron investigaciones para comprobar su efectividad. A La investigación se realizó en un aula de primer año de secundaria técnica de la ciudad. de Cuité-PB, con el objetivo de brindar mejora educativa y social dentro del aula.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO VICTOR DA FONSECA COSTA - TCC LICENCIATRUA EM FÍSICA CES 2024.pdfJoão Victor da Fonseca Costa - TCC Licenciatura em Física CES 20242.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.