Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36105
Title: Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças.
Other Titles: Socio-emotional skills, educational practices and the integral development of children.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Samara Alecrim de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTIEL, Suzi Alves.
Keywords: Educação infantil;Competências socioemocionais;Práticas educativas;Aprendizagem infantil;Educandos - Desenvolvimento integral;Inteligência emocional;Educação integral;Alfabetização emocional;Child education;Socio-emotional skills;Educational practices;Children's learning;Students - Integral development;Emotional intelligence;Comprehensive education;Emotional literacy
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Samara Alecrim de. Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, intitulada “Competências socioemocionais, práticas educativas e o desenvolvimento integral das crianças”, tem como objetivo geral analisar a presença de intencionalidade nas práticas educativas para o desenvolvimento das competências socioemocionais numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Com aporte teórico em Salovey e Mayer (1998); Cosenza (2011); Goleman (2011); (Marin et al. (2017), Cury (2019); Freire (1996;1997) entre outros. A metodologia utilizada é de natureza básica e sua abordagem é qualitativa. Acerca do tipo de pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo, com caráter exploratório. Para a produção de dados foi utilizada a técnica de observação direta e a entrevista semiestruturada. Para identificar a presença de intencionalidade quanto ao desenvolvimento de competências socioemocionais na prática educativa, também foram analisados os planos de aula e a rotina diária utilizada pela professora. Quanto aos resultados, pode-se relatar que há uma significativa lacuna na prática docente, no que concerne ao trabalho pedagógico para desenvolver as competências socioemocionais. No contexto pesquisado verificou-se o desconhecimento da importância em trabalhar as competências socioemocionais para a aprendizagem. A docente demonstrou que entende que as emoções são importantes, porém sem embasamento teórico, sem compreender sua forte influência no desenvolvimento dos estudantes, tanto na vida pessoal quanto educacional e, também, foi percebido que não houve trabalho intencional através das práticas educativas, e quando aconteceu alguma dinâmica ou atividade que trabalhasse a dimensão afetiva, era de maneira fragmentada.
Abstract: This research, entitled “Socioemotional competencies, educational practices and the integral development of children”, has the general objective of analyzing the presence of intentionality in educational practices for the development of socioemotional competencies in a 3rd year elementary school class. With theoretical support in Salovey and Mayer (1998); Cosenza (2011); Goleman (2011); (Marin et al. (2017), Cury (2019); Freire (1996;1997) among others.The methodology used is basic in nature and its approach is qualitative. Regarding the type of research, field research was carried out, with an exploratory nature. For data production, direct observation techniques and semi-structured interviews were used. To identify the presence of intentionality regarding the development of socioemotional competencies in educational practice, the lesson plans and the daily routine used by the teacher were also analyzed. Regarding the results, it can be reported that there is a significant gap in teaching practice, regarding pedagogical work to develop socioemotional competencies. In the researched context, there was a lack of awareness of the importance of working on socioemotional competencies for learning. The teacher demonstrated that she understands that emotions are important, but without a theoretical basis, without understanding their strong influence on the development of students, both in their personal and educational lives, and it was also noticed that there was no intentional work through educational practices, and when Some dynamic or activity took place that worked on the affective dimension, it was in a fragmented way.
Keywords: Educação infantil
Competências socioemocionais
Práticas educativas
Aprendizagem infantil
Educandos - Desenvolvimento integral
Inteligência emocional
Educação integral
Alfabetização emocional
Child education
Socio-emotional skills
Educational practices
Children's learning
Students - Integral development
Emotional intelligence
Comprehensive education
Emotional literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36105
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA ALECRIM DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfSamara Alecrim de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2023.360.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.