Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36106
Title: Influências da espiritualidade religiosa na prática docente.
Other Titles: Influences of religious spirituality on teaching practice.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Thalyta de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Prática docente - Espiritualidade religiosa;Espiritualidade religiosa;Espiritualidade na educação;Vivências espirituais;Teaching practice - Religious spirituality;Religious spirituality;Spirituality in education;Spiritual experiences
Issue Date: 27-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Thalyta de Souza. Influências da espiritualidade religiosa na prática docente. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho traz uma discussão sobre influências da espiritualidade religiosa na prática docente. Teve como justificativa possibilitar a reflexão sobre a importância da dimensão espiritual/religiosa dentro da escola, como promove os valores humanos, como impulsiona a transformação e a construção do ser educador. Tendo como objetivo principal: verificar se a espiritualidade religiosa de docentes influencia em suas práticas educativas. Para atingir o objetivo, iniciou-se uma análise acerca da temática, através dos estudos de renomados autores e, posteriormente, um estudo de campo, seguindo a abordagem qualitativa-descritiva para análise dos dados de um questionário aplicado à dez professores do fundamental I, de uma escola pública da cidade de Ipaumirim-Ce. A partir dos resultados obtidos foi possível constar que os professores percebem a importância da vivência espiritual religiosa diária e que essa vivência influencia na prática docente. Na perspectiva dos participantes, essa influência é positiva e corrobora para as relações estabelecidas na escola, entre professor-aluno, na promoção de valores referentes ao amor, paz, empatia e promove mudanças na vida particular, na prática da profissão, na percepção de si e do próximo.
Abstract: The present work discusses the influence of religious spirituality on teaching practice. It aims to allow reflection on the importance of the spiritual/religious dimension within the school, how it contributes to the promotion of human values and how it drives the transformation and construction of being na educator. The main objective was to verify whether the religious spirituality of teachers influences their pedagogical practice. In order to achieve these objective, na analysis of the subject was started through the studies of renowned authors, followed by a field study using a qualitative- descriptive approach with a questionnaire applied to tem primary school teachers from a public school in the city of Ipaumirim-Ce Based on the obtained results, it was evident that the teachers recognize the significance of a daily religious spiritual experience and how it impacts their teaching practice. From the point of view of the participants, this influence is positive and contributes to the relationships established in the school, between teachers and students, promoting values related to love, peace and empathy. It promotes changes in personal life, professional practice, and perceptions of self and others.
Keywords: Prática docente - Espiritualidade religiosa
Espiritualidade religiosa
Espiritualidade na educação
Vivências espirituais
Teaching practice - Religious spirituality
Religious spirituality
Spirituality in education
Spiritual experiences
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36106
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALYTA DE SOUZA QUEIROZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfThalyta de Souza Queiroz. Monografia Pedagogia. CFP 2023.2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.