Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
Title: | Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. |
Other Titles: | Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Valéria. BARROS, Marcelo Alves de. |
Keywords: | Leitura;Formação de leitores;Jogos sérios;Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo - leitura;Texto dramatúrgico;Teatro e educação;Formação dos professores leitores;Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade;Reading;Reader training;Serious games;Reading subject - Degree in Rural Education;Degree in Rural Education - reading;Dramaturgical text;Theater and education;Training of reading teachers;Serious alternate reality game - FelizCidade |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade. |
Keywords: | Leitura Formação de leitores Jogos sérios Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo - leitura Texto dramatúrgico Teatro e educação Formação dos professores leitores Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade Reading Reader training Serious games Reading subject - Degree in Rural Education Degree in Rural Education - reading Dramaturgical text Theater and education Training of reading teachers Serious alternate reality game - FelizCidade |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LER DIZER BRINCAR - INTERAÇÕES ENTRE LITERATURA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdf | Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. - Anais de Evento CDSA 2017 | 315.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.