Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
Title: Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
Other Titles: Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
Keywords: Leitura;Formação de leitores;Jogos sérios;Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo - leitura;Texto dramatúrgico;Teatro e educação;Formação dos professores leitores;Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade;Reading;Reader training;Serious games;Reading subject - Degree in Rural Education;Degree in Rural Education - reading;Dramaturgical text;Theater and education;Training of reading teachers;Serious alternate reality game - FelizCidade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade.
Keywords: Leitura
Formação de leitores
Jogos sérios
Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo - leitura
Texto dramatúrgico
Teatro e educação
Formação dos professores leitores
Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade
Reading
Reader training
Serious games
Reading subject - Degree in Rural Education
Degree in Rural Education - reading
Dramaturgical text
Theater and education
Training of reading teachers
Serious alternate reality game - FelizCidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LER DIZER BRINCAR - INTERAÇÕES ENTRE LITERATURA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdf Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. - Anais de Evento CDSA 2017315.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.