Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3611
Title: Avaliação da eficiência de uso da água no algodoeiro irrigado na chapada do Apodi segundo simulações do modelo SWAP.
Other Titles: Evaluation of water use efficiency in cotton irrigated in the Apodi plateau according to SWAP model.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Bergson Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Pedro Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Francisco de Assis Salviano de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DANTAS NETO, José.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BEZERRA, José Renato Cortes.
Keywords: Evapotranspiração;Déficit de Irrigação;Balanço de Energia;Parâmetros de Van Genuchten;Evapotranspiration;Irrigation Deficit;Energy Balance;Bowen's Reason;Richards Equation;Parameters of Van Genuchten;Razão de Bowen;Equação de Richards
Issue Date: 3-Mar-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, B. G. Avaliação da eficiência de uso da água no algodoeiro irrigado na chapada do Apodi segundo simulações do modelo SWAP. 2011. 139 f. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia , Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O algodão foi durante o século XX o principal produto agrícola do Semiárido brasileiro. Porém, no início da década de oitenta a cotonicultura entrou em decadência. Essa decadência se deveu principalmente ao barateamento do produto no mercado interno em conseqüência dos preços subsidiados do mercado internacional. O restabelecimento da cotonicultura é de fundamental importância para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro. No entanto, esse restabelecimento está condicionado a adoção de novas tecnologias ao sistema de produção, principalmente relacionados ao uso da água, visto que o cultivo do algodoeiro irrigado minimiza os riscos e maximiza o seu potencial produtivo. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a eficiência de uso da água do algodoeiro irrigado em uma área do Semiárido brasileiro. O estudo foi realizado mediante a aplicação do modelo SWAP para simular o efeito de diferentes tratamentos de irrigação baseados no déficit de irrigação (DI), na evapotranspiração (ETc) e na produtividade. A eficiência da irrigação foi avaliada através do indicador Eficiência de Uso da Água (EUAET) com base na evapotranspiração. O SWAP é um modelo de simulação integrada de base física para o transporte de água, calor e de solutos na zona saturada/insaturada baseada na equação de Richard. O crescimento e desenvolvimento da cultura foram simulados através do módulo detalhado baseado no WOFOST. O modelo foi calibrado com dados oriundos de duas campanhas experimentais, nas quais foi determinada a ETc por meio da técnica de razão de Bowen. Foram coletadas ainda medidas do teor de água no solo, índice de área foliar e fitomassa. Foram analisados sete tratamentos de água. Os resultados mostraram que o incremento de água na lâmina de irrigação provocou incrementos na ETc. Por outro lado, a produtividade apresentou incrementos quando submetida a tratamentos baseados no DI e redução de seus valores se a irrigação é abundante. Devido a esse comportamento houve significante relação polinomial quadrática entre a produtividade e a lâmina de irrigação. Por sua vez, a EUAET apresentou comportamento similar à produtividade e também apresentou significante relação quadrática com a irrigação aplicada. O tratamento que apresentou o melhor desempenho foi o T3-75%, cuja lâmina de irrigação corresponde a 75% da irrigação total. O referido tratamento apresentou EUAET igual a 0,54 kg m-3. A faixa de variação da EUAET dos sete tratamentos estudados variou de 0,39 a 0,54 kg m-3.
Keywords: Evapotranspiração
Déficit de Irrigação
Balanço de Energia
Parâmetros de Van Genuchten
Evapotranspiration
Irrigation Deficit
Energy Balance
Bowen's Reason
Richards Equation
Parameters of Van Genuchten
Razão de Bowen
Equação de Richards
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3611
Appears in Collections:Doutorado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BERGSON GUEDES BEZERRA - TESE (PPGMet) 2011.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.