Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36110
Title: As contribuições da leitura para o alcance das finalidades da educação básica: a perspectiva discente.
Other Titles: The contributions of reading to achieving the purposes of basic education: the student perspective.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Vanessa Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Leitura;Educação básica;Discentes;LDB;Reading;Basic education;Students
Issue Date: 23-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Vanessa Pereira. As contribuições da leitura para o alcance das finalidades da educação básica: a perspectiva discente. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo focaliza a temática da leitura e suas contribuições para as finalidades da Educação Básica, cidadania, mundo do trabalho e estudos posteriores tais finalidades estão estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como atribuições da Educação Básica, porém a LDB estabelece a leitura como um caminho para o alcance dessas finalidades. Com isso, o objetivo geral compreender como a prática de leitura pode contribuir para o alcance das finalidades da Educação Básica, preconizadas na LDB, Lei n° 9394/96. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte questão problematizadora: como a leitura pode contribuir para o alcance das finalidades da Educação Básica? Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com discentes dos cursos de Letras e Pedagogia, do Centro de Formação de Professores (CFP). Os resultados e conclusões: conclui-se que a leitura é uma atividade que pode gerar inúmeras contribuições para a vida das pessoas, se houver uma prática constante, leituras frequentes levam o sujeito a ampliar o que conhece e melhorar o seu estar no mundo. Então, a atividade da leitura não diz respeito apenas ao espaço da sala de aula, mas a diversas etapas da vida, compreendendo-se como um meio para as pessoas estarem aptas para lidar com situações, enquanto cidadãos, estudantes e profissionais. Portanto, ato de ler inscreve o leitor em práticas sociais que demandam leitura e escrita, promovendo sua inserção na sociedade letrada.
Abstract: The present study focuses on the theme of reading and its contributions to the finalitys of Basic Education, citizenship, world of work and subsequent studies, such finalitys are established in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) as attributions of Basic Education, but the LDB prescribes reading as a way to achieve these finalitys.Thus, the general objective is to understand how the practice of reading can contribute to the achievement of the finalitys of Basic Education, recommended in LDB, Law No. 9394/96. In this research we sought to answer the following problematizing question: how can reading contribute to the achievement of the finalitys of Basic Education? We opted for the methodology of scientific research of a qualitative nature, of the exploratory type.The data collection instrument was a semi-structured interview with students of the Languages and Pedagogy courses of the Teacher Training Center (CFP). The results and conclusions: concludes that reading is an activity that can generate numerous contributions to people's lives, if there is a frequent practice, Frequent readings lead the subject to expand what they know and improve their being in the world. Therefore, the activity of reading does not only concern the classroom space, but various stages of life, understood as a means for people to be able to deal with situations, as citizens, students and professionals. Therefore, the act of reading inscribes the reader in social practices that demand reading and writing, promoting their insertion in the literate society.
Keywords: Leitura
Educação básica
Discentes
LDB
Reading
Basic education
Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36110
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA PEREIRA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfVanessa Pereira Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2023.657.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.