Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36117
Title: Educação infantil: a utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem.
Other Titles: Early childhood education: using games and games as a learning tool.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Yara Silva dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Educação infantil;Jogos e brincadeiras;Ensino e aprendizagem;Jogos em sala de aula;Desenvolvimento infantil;Child education;Games and games;Teaching and learning;Classroom games;Child development
Issue Date: 10-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Yara Silva dos. Educação infantil: a utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. 2023. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O brincar se caracteriza como um dos seis direitos de aprendizagem da criança regidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permite a criança brincar de formas diversas e em diferentes espaços contribuindo para a interação e aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, jogos e brincadeiras se configuram como uma importante ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil pela enorme contribuição que trazem para o desenvolvimento integral da criança, pois desenvolve experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, além de habilidades como motricidade, criatividade e afetividade, por isso a necessidade de valorização do brincar e o educador exerce papel fundamental como mediador nesse processo. Desse modo, temos como problema de pesquisa neste estudo: Quais as implicações da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil? No objetivo geral temos: Analisar as implicações da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. Nos objetivos específicos buscamos: Conhecer a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança; reforçar a valorização do brincar para a aprendizagem na etapa da Educação Infantil e apontar a contribuição do educador na utilização de jogos e brincadeiras para a aprendizagem. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa de campo em uma escola municipal de Sousa- PB, a partir da aplicação de questionários contendo 06 questões abertas, com 04 professoras da Educação Infantil. Neste contexto, como embasamento teórico acerca da temática utilizamos livros, artigos, dissertações e documentos, através de autores como: Oliveira (2010), Dornelles (2001), Brock (2011), Kishimoto (1996), Niles e Socha (2014), Pereira (2013), dentre outros. Os dados obtidos nesse estudo foram analisados a partir da análise de conteúdo na modalidade temática, através dos discursos das docentes sobre cada questão elencada. Assim, os resultados da pesquisa reforçam a importância da utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil e contribuem para a valorização do brincar tão necessário a criança.
Abstract: Playing is characterized as one of the child's six learning rights governed by the National Curricular Common Core and allows children to play in different ways and in different spaces, contributing to interaction and acquisition of new knowledge. In view of this, games and plays are an important learning tool in Early Childhood Education due to the enormous contribution they bring to the child's integral development, as they develop emotional, body, sensory, expressive experiences, as well as motor skills, creativity and affectivity, Hence the need to value play and the educator plays a fundamental role as a mediator in this process. Therefore, our research problem in this study is: What are the implications of using games and plays in the teaching and learning process in Early Childhood Education? The general objective is to: Analyze the implications of using games and plays in the teaching and learning process in Early Childhood Education for the child's development. In the specific objectives we seek to: Know the importance of games and plays for the integral development of the child; reinforce the value of playing for learning in the Early Childhood Education stage and point out the educator's contribution to the use of games and plays for learning. To achieve the proposed objectives, we carried out field research in a municipal school in Sousa- PB, using questionnaires containing 6 open questions, with 4 Early Childhood Education teachers. In this context, as a theoretical basis on the topic we use books, articles, dissertations and documents, through authors such as: Oliveira (2010), Dornelles (2001), Brock (2011), Kishimoto (1996), Niles and Socha (2014), Pereira (2013), among others. The data obtained in this study were analyzed based on content analysis in the thematic modality, through the teachers' speeches on each issue listed. Thus, the research results reinforce the importance of using games as a learning tool in Early Childhood Education and contribute to the appreciation of play, which is so necessary for children.
Keywords: Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Ensino e aprendizagem
Jogos em sala de aula
Desenvolvimento infantil
Child education
Games and games
Teaching and learning
Classroom games
Child development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36117
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YARA SILVA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfYara Silva dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2023.599.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.