Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, F. J. S.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188598612988441pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar as contribuições da representatividade feminina, práticas educativas e políticas da professora Maria Joaquina Vieira para a educação uiraunense. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições da Maria Joaquina Vieira para as práticas educativas e políticas em Uiraúna-PB? O estudo contou com o aporte teórico principalmente em: Louro (1997), Oliveira (2017), Almeida (1998), Bellozo (2006) e Scott (1995). Esta pesquisa está inserida na abordagem metodológica do método história de vida com caráter explicativa que registra e analisa os fenômenos estudados. Neste trabalho foi utilizado ainda a pesquisa biográfica e documental a partir da entrevista semiestruturada com a professora, com a análise de fontes iconográficas e documentais dos arquivos pessoais da professora e da Câmara Municipal de Uiraúna-PB. Maria Joaquina Vieira é ocularmente uma das mais destacadas e importantes figuras da educação uiraunense contribuindo com seu trabalho desde a sala de aula, passando pela orientação educacional, supervisão escolar, trabalho no TRE, coordenadora do Centro de Treinamento de Professores em Sousa-PB, vereadora com trinta anos de experiência em Uiraúna-PB e atuação na aprovação, requerimentos, aprovação de leis para a melhoria da classe educacional e afins. Além de ter sido criadora da bandeira oficial do município de Uiraúna-PB. É perceptível a grande contribuição da professora para a historiografia local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMaria Joaquina Vieira: Educadora e política (1959-2008).pt_BR
dc.date.issued2023-11-30-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the contributions of female representation, educational practices and policies of the Teacher Maria Joaquina Vieira to uiraunense education. As a problematizing research question, this study was developed from the following theme: What are the contributions of Maria Joaquina Vieira to educational and political practices in Uiraúna-PB? The study had the theoretical support mainly in: Louro (1997), Oliveira (2017), Almeida (1998), Bellozo (2006) and Scott (1995). This research is inserted in the methodological approach of the life history method with explanatory character that records and analyzes the phenomena studied. This work was also used the biographical and documentary research from the semi-structured interview with the teacher, with the analysis of iconographic and documentary sources of the personal archives of the teacher and the Town Hall of Uiraúna-PB. Maria Joaquina Vieira is ocularly one of the most notable and important figures of uiraunense education contributing with her work from the classroom, through educational guidance, school supervision, work in the TRE, coordinator of the Teacher Training Center in Sousa-PB, councilwoman with thirty years of experience in Uiraúna-PB and acting in the approval, requirements, approval of laws for the improvement of the educational class and others. In addition, to having been the creator of the official flag of Uiraúna-PB city. The teacher's great contribution to local historiography is noticeable.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36130-
dc.date.accessioned2024-06-17T12:57:43Z-
dc.date.available2024-06-17-
dc.date.available2024-06-17T12:57:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - Representatividade femininapt_BR
dc.subjectVieira, Maria Joaquina - Memóriapt_BR
dc.subjectEducação - Uiraúna - Município- Paraíbapt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectQuestão de gênero - Educação e sociedadept_BR
dc.subjectMulheres - Espaços conquistadospt_BR
dc.subjectMulher e política - Uiraúna - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducation - Female representationpt_BR
dc.subjectVieira, Maria Joaquina - Memorypt_BR
dc.subjectEducation - Uiraúna - Municipality- Paraíbapt_BR
dc.subjectEducation - Uiraúna - Municipality- Paraíbapt_BR
dc.subjectGender issue - Education and society.pt_BR
dc.subjectWomen - Spaces conqueredpt_BR
dc.subjectWomen and politics - Uiraúna – Municipality- Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Francisco José da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMaria Joaquina Vieira: Educator and politician (1959-2008).pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco José da Silva. Maria Joaquina Vieira: educadora e política(1959-2008). 2023. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfFrancisco José da Silva Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2023.2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.