Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36133
Title: Paradignas do Ensino-Aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada.
Other Titles: Teaching-Learning Paradigms: Educational Practices experienced in a multigrade classroom.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Jéssica Caroline Braga de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Educação do campo;Sala de aula multisseriada;Ensino Multisseriado - São João do Rio do Peixe- Município - Paraíba;Prática educativa - Aulas multisseriadas;Rural education;Multigrade classroom;Multigrade Teaching - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba.;Prática educativa - Aulas multisseriadas
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Jéssica Caroline Braga de. Paradigmas do ensino-aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, paraíba, Brasil,2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo em tela sobre os paradigmas do ensino-aprendizagem: práticas educativas vivenciadas em uma sala de aula multisseriada, tem como objetivo geral compreender os paradigmas do ensino-aprendizagem e as práticas docentes vivenciadas no contexto de uma sala de aula multisseriada. Foram realizados estudos sobre a literatura, existente, com aporte teórico nos seguintes autores: Pereira (2021); Pacheco (2020); Morán (2015); Araujo (2014), Behrens e Oliari (2007); Cardinalli (2006); e Pérez (1998); entre outros. O estudo foi realizado numa escola da rede pública municipal, localizada na zona rural do município de São João do Rio do Peixe – PB, os sujeitos do estudo foram constituídos por uma Professora do Ensino Fundamental I, do 1° ao 5° ano, por ser uma sala de aula multisseriada; uma Diretora; uma Coordenadora Pedagógica e quatro alunos/as. A partir dos procedimentos metodológicos definidos, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma semana de observação na sala de aula, visando assim, compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem e as práticas educativas. Posteriormente foi realizado um estudo de campo, com entrevistas semiestruturadas, previamente agendadas, a partir da disponibilidade do participante e realizadas de forma presencial, gravadas em áudio e posteriormente digitalizadas, respeitando as falas dos participantes do estudo. Após a leitura inicial, os dados coletados foram sistematizados, categorizados e, em seguida, analisados e interpretados, numa abordagem quali- quantitativa. Durante o estudo conclui-se fragilidade das práticas pedagógicas ao lidarem com as salas de aula multisseriadas; identificação de desafios de aprendizagem na leitura e escrita, e o pouco espaço físico para atender melhor aos alunos. Como principal recurso de identificação das dificuldades dos estudantes se tem a avaliação. No que diz respeito a relação entre a escola em estudo e as famílias, cabe repensar práticas para efetiva aproximação das partes envolvidas objetivando o pleno desenvolvimento da criança.
Abstract: The study in question on the teaching-learning paradigms: educational practices experienced in a multigrade classroom aims to comprehend the teaching-learning paradigms and teaching practices experienced in the context of a multigrade classroom. Studies were conducted on existing literature with theoretical contributions from the following authors: Pereira (2021); Pacheco (2020); Morán (2015); Araujo (2014), Behrens and Oliari (2007); Cardinalli (2006); and Pérez (1998); among others. The study was carried out in a municipal public school located in the rural area of São João do Rio do Peixe – PB. The study subjects consisted of a primary school teacher, teaching 1st to 5th grade in a multigrade classroom; a school principal; a pedagogical coordinator, and four students. Following the defined methodological procedures, an initial bibliographic survey on the topic was conducted, along with a week of classroom observation, aiming to better understand the teaching-learning process and educational practices. Subsequently, a field study was conducted with pre-scheduled semi-structured interviews based on the participant's availability, carried out in person, recorded in audio, and later digitized, respecting the participants' statements. After the initial reading, the collected data were systematized, categorized, and then analyzed and interpreted in a qualitative-quantitative approach. During the study, it was concluded that there is a fragility in pedagogical practices when dealing with multigrade classrooms; identification of learning challenges in reading and writing, and limited physical space to better cater to the students. The primary resource for identifying student difficulties is the assessment. In relationship between the school under study and families, there is a need to reconsider practices to effectively bring the parties nvolved closer, aiming for the full development of the child.
Keywords: Educação do campo
Sala de aula multisseriada
Ensino Multisseriado - São João do Rio do Peixe- Município - Paraíba
Prática educativa - Aulas multisseriadas
Rural education
Multigrade classroom
Multigrade Teaching - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba.
Prática educativa - Aulas multisseriadas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36133
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA CAROLINE BRAGA DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfJéssica Caroline Braga de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2023.pdf.642.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.