Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, M. I. S.pt_BR
dc.creator.IDBEZERRA,Maria I.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142534285003922pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane Da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.referee1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSILVA, ALUSKA D. R. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee2IGNÁCIO, Renato da Silva.-
dc.contributor.referee2IDIGNÁCIO, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185203448137294pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise do uso do software do geogebra no ensino de geometria, descrevendo uma experiência vivenciada com uma turma de 3a série do Ensino Médio em uma escola pública Integral Técnica localizada na região do Curimataú, na Cidade de Cuité – PB. A pesquisa foi quanti-qualitativa e descritiva a partir de dois questionários, um sendo aplicado com o professor da disciplina e o outro com os estudantes do terceiro ano do ensino médio tendo como objetivo analisar o uso do software do Geogebra no ensino de geometria espacial, mais especificamente, no conteúdo dos poliedros de Platão e nas suas planificações. As conclusões mostram que a utilização do software geogebra em sala de aula na disciplina de geometria podem trazer diversas contribuições em relação ao aprendizado dos alunos, pois este recurso tecnológico facilitou na identificação das arestas, faces e vértices, conceitos estes que talvez com apenas a utilização do quadro e pincel não seria perceptível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqÁlgebrapt_BR
dc.titleUma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.pt_BR
dc.date.issued2024-05-10-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the use of geogebra software in teaching geometry, describing an experience with a 3rd grade high school class at a public comprehensive technical school located in the Curimataú region, in the city of Cuité – PB. The research was quantitative-qualitative and descriptive based on two questionnaires, one being applied to the subject teacher and the other to third-year high school students with the objective of analyzing the use of Geogebra software in teaching spatial geometry, more specifically on the content of Plato's polyhedra and their plans. The conclusions show that the use of geogebra software in the classroom in the geometry discipline can bring several contributions in relation to student learning, as this technological resource facilitated the identification of edges, faces and vertices, concepts that perhaps with just the use of the frame and brush would not be noticeable.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141-
dc.date.accessioned2024-06-17T19:04:32Z-
dc.date.available2024-06-17-
dc.date.available2024-06-17T19:04:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectPoliedros de Platãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectSoftware de geogebrapt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subjectPlato's Polyhedrapt_BR
dc.subjectSequence didacticspt_BR
dc.subjectGeometry teachingpt_BR
dc.subjectLos poliedros de Platónpt_BR
dc.subjectSecuencia cosas didácticaspt_BR
dc.subjectEnseñanza de geometríapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Maria Izabel da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of geogebra software in teaching spatial geometry: application of a didactic sequence in secondary education.pt_BR
dc.title.alternativeUn análisis del software geogebra en la enseñanza de la geometría espacial: Aplicación de una secuencia didáctica en la educación secundaria.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria Izabel da Silva. Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo presenta un análisis del uso del software geogebra en la enseñanza de la geometría, describiendo una experiencia con una clase de 3er grado de secundaria en una escuela técnica integral pública ubicada en la región de Curimataú, en la ciudad de Cuité – PB. La investigación fue cuantitativa-cualitativa y descriptiva basada en dos cuestionarios, uno de ellos aplicado con el profesor de la materia y el otro con los estudiantes del tercer año de enseñanza bachillerato con el objetivo de analizar el uso del software Geogebra en la enseñanza de la geometría. espacio, más concretamente, en el contenido de los poliedros de Platón y sus planos. Las conclusiones muestran que el uso del software geogebra en el aula en la disciplina de La geometría puede aportar varias contribuciones al aprendizaje de los estudiantes, como Este recurso tecnológico facilitó la identificación de aristas, caras y vértices, conceptos que que quizás con solo el uso de la pintura y el pincel no se notaría.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IZABEL DA SILVA BEZERRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2024.pdfMaria Izabel da Silva Bezerra - TCC Licenciatura em Matemática CES 20241.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.