Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145
Title: A formação do Pedagogo para o ensino da matemática nos anos inicias.
Other Titles: Pedagogue Training for teaching mathematics in the early years.
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Kalliety Saraiva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Pânela Tamires Avelino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTIEL, Suzi Alves.
Keywords: Matemática- Formação de professor;Ensino da Matemática- Séries iniciais;Professor de matemática - formação;Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021;Matemática - Programas de Pós - Graduação;Mathematics - teacher training;Teaching Mathematics - Initial grades;Mathematics teacher - training;Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021;Mathematics - Postgraduate Programs
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Kalliety Saraiva. A formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais.2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo geral analisar dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2021, que tenham tido como foco principal a Formação de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Para isso, desenvolveu-se o problema de estudo: O que se tem discutido sobre a temática de formação de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em teses e dissertações publicadas no Brasil, no período de 2010 a 2021? Para responder ao problema e alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa tipo documental, de abordagem qualitativa, que se desenvolveu por meio de um mapeamento horizontal e vertical de produções científicas, sobre a temática em questão, para isso, utilizamos como bancos de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de localizar dissertações e teses. Logo após termos os dados, elegemos os critérios, para a realização das análises, tais como: ano de publicação das produções, autores, instituição, fundamentação teórica, problemas estudados, metodologias e resultados. Foram analisadas vinte (20) produções, sendo 03 teses e 17 dissertações. Destaca-se que os problemas estudados, em sua maioria enfocam a formação acadêmica de Pedagogia e sua relação com o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados apresentam que os cursos de Pedagogia têm, em sua maioria, dedicado em seus currículos pouco tempo para a disciplina, e que isto talvez seja uma das razões para as dificuldades que o pedagogo apresenta ao ensinar Matemática nos anos iniciais. Também se identificou a importância da formação continuada para a prática docente, uma vez que oportuniza ao docente ampliar os seus conhecimentos. Conclui-se que a formação do pedagogo é muito importante para no processo de ensino-aprendizagem matemático, e que é preciso que esta formação seja eficiente, completa e para isto precise ser prioridade nos currículos do curso de Pedagogia.
Abstract: The general objective of this work was to analyze dissertations and theses defended in Brazilian postgraduate programs in the period from 2010 to 2021, which had as their main focus the Training of Teachers who teach Mathematics in the Initial Years. To this end, the study problem was developed: What has been discussed about the topic of training teachers who teach mathematics in the Initial Years of Elementary School, in theses and dissertations published in Brazil, in the period from 2010 to 2021? To respond to the problem and achieve the objective, documentary research was carried out, with a qualitative approach, which was developed through a horizontal and vertical mapping of scientific productions, on the topic in question, for this, we used the Library as databases. Digital Theses and Dissertations, in order to locate dissertations and theses. Soon after we have the data, we choose the criteria to carry out the analyses, such as: year of publication of the productions, authors, institution, theoretical foundation, problems studied, methodologies and results. Twenty (20) productions were analyzed, including 03 theses and 17 dissertations. It is noteworthy that the problems studied mostly focus on the academic training of Pedagogy and its relationship with the Teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. The main results show that Pedagogy courses have, for the most part, dedicated little time to the subject in their curricula, and that this may be one of the reasons for the difficulties that pedagogues present when teaching Mathematics in the initial years. The importance of continued training for teaching practice was also identified, as it gives teachers the opportunity to expand their knowledge. It is concluded that the training of the pedagogue is very important in the mathematical teaching-learning process, and that this training must be efficient, complete and for this it must be a priority in the Pedagogy course curricula.
Keywords: Matemática- Formação de professor
Ensino da Matemática- Séries iniciais
Professor de matemática - formação
Produção bibliográfica - formação de professor - 2010-2021
Matemática - Programas de Pós - Graduação
Mathematics - teacher training
Teaching Mathematics - Initial grades
Mathematics teacher - training
Bibliographic production - Teacher training - 2010-2021
Mathematics - Postgraduate Programs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36145
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALLIETY SARAIVA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfKalliety Saraiva Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2023.630.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.