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dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/7626730387535130pt_BR
dc.creator.IDSILVA, L. L.-
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constitui enquanto uma política que valoriza a formação inicial dos licenciandos, proporcionando uma relação de trocas mútuas entre os centros formadores de professores e as escolas de rede básica de ensino, a partir desse entendimento esta monografia faz um recorte temporal entre os anos de 2020 e 2022, período caracterizado pela pandemia de COVID-19 e seus efeitos nocivos à saúde, a economia e a educação. Diante de tal cenário, as instituições de ensino tiveram suas portas fechadas e seus serviços presenciais interrompidos, sem previsão de retorno, apesar destas ações necessárias instituídas pela organização mundial de saúde, a educação como elemento essencial e imprescindível para a formação cidadã, social e profissional dos seres humanos, não pôde parar e, dessa forma, o PIBID também não, atuando juntamente com a escola parceira, em tempos de pandemia, a partir da instituição de um ensino remoto emergencial, com o intuito de manter os vínculos com os discentes e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o aprender da docência, foi neste sentido, mesmo distantes fisicamente, que a perspectiva do diálogo, da escuta e da coletividade ganharam mais força diante das práticas docentes. Temos como problema de pesquisa: Quais as contribuições que o PIBID disponibiliza para a aprendizagem da docência de estudantes do Curso de Pedagogia/UAE/CFP/UFCG, considerando os momentos de estudos e plantões pedagógicos? No objetivo geral: Analisar o que pensam discentes do curso de Pedagogia, acerca da sua participação no PIBID no período de pandemia da covid-19, considerando a aprendizagem da docência. Nos objetivos específicos temos: Identificar as principais dificuldades e facilidades nas atividades vivenciadas por estudantes durante a vigência do PIBID Pedagogia em tempos de pandemia da covid-19; discutir a aprendizagem da docência, a partir dos momentos de estudos e plantões pedagógicos realizados na escola parceira; refletir a concepção de discentes acerca da aprendizagem da docência, a partir da participação no PIBID Pedagogia e suas contribuições para a formação de professores. Na metodologia realizamos entrevistas semiestruturadas com seis participantes do programa, o tratamento dado às informações obtidas ocorreram através da análise de conteúdos na modalidade temática, com isso os primeiros achados da pesquisa constataram que durante o período pandêmico o fator que mais dificultou a ação dos pibidianos foi a escassez de recursos tecnológicos bem como a má qualidade destes, em contrapartida as relações sociais estabelecidas entre os pares foi o aspecto que mais se destacou diante de uma perspectiva facilitadora das ações. Logo, as falas apontaram para a importância do PIBID na construção da identidade docente, no desenvolvimento de habilidades e competências que são intrínsecas do fazer do profissional do magistério, bem como possibilitou um espaço de vivências práticas concomitantes com as teorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePIBID Pedagogia e COVID-19: Interfaces do saber e reconstrução da aprendizagem da docência nas experêcias cotidianas.pt_BR
dc.date.issued2023-11-11-
dc.description.abstractThe Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) initiative aims to provide valuable initial training to undergraduate students. It fosters an enriching partnership between teacher training institutions and primary education establishments. This written work explores the years 2020 to 2022, a period significantly affected by the COVID-19 pandemic, resulting in adverse consequences for health, financial stability, and education. Amid a challenging scenario, educational institutions were forced to close their doors and halt their in-person services with no clear timeline for a return. Despite these necessary measures, education remains a critical and essential element for the social, professional, and personal development of individuals. As such, PIBID could not afford to stop. Together with their partner school, they worked tirelessly to implement emergency remote education initiatives that allowed them to maintain connections with their students and continue contributing to the teaching-learning process. Even though physical distance was a new reality, the importance of dialogue, listening, and collective effort only grew stronger in guiding teaching practices during these unprecedented times. The research problem at hand concerns the contributions of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) to the education of Pedagogy students. at the Centro de Formação de Professores (CFP) of the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), with a focus on the moments of studies and pedagogical office hours. The study aims to analyze the perception of Pedagogy course students regarding their participation in PIBID during the COVID-19 pandemic period, with a specific focus on the learning of teaching.The specific objectives of the research are to identify the main challenges and facilitators in the activities of Pedagogy students during the period of PIBID's validity in the pandemic era; discussing the learning of teaching, based on the moments of studies and pedagogical office hours conducted in the partner school; and reflecting on the students' conception of teaching-learning, based on their participation in PIBID Pedagogy and their contributions to teacher training. In our methodology, we conducted semi-structured interviews with six participants of the program. The treatment given to the information obtained occurred through content analysis in the thematic modality. Furthermore, the initial research findings revealed that the most significant hindrance to the scholarship holders' activities during the pandemic was the scarcity and poor quality of technological resources. From a facilitative perspective, the most noteworthy aspect was the development of social relationships among peers. The speeches emphasized the significance of PIBID in constructing a teaching identity, developing skills and competencies essential to the work of the teaching professional, and providing a space for practical experiences that align with theories. The results indicate that PIBID plays a crucial role in shaping the teaching profession by enabling the development of skills and competencies essential to the work, particularly during crises such as the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36151-
dc.date.accessioned2024-06-18T13:37:11Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T13:37:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectPIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectPedagogia- PIBIDpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectAprendizagem da docênciapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Programpt_BR
dc.subjectPedagogy- PIBIDpt_BR
dc.subjectCovid -19 pandemicpt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Larissa Lira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePIBID Pedagogy and COVID-19: Knowledge interfaces and reconstruction of teaching learning in everyday experiences.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Lira da. PIBID Pedagogia e COVID-19: interfaces do saber e reconstrução da aprendizagem da docência nas experiências cotidianas. 2023. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
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