Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Joana Maria Farias.-
dc.contributor.referee1IDBarros, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1IDBARROS, JOANA M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1IDBARROS, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016070459137884pt_BR
dc.contributor.referee2LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee2IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a trajetória sobre o Ensino de Química no Brasil. Por meio do levantamento e da análise de vários meios de fontes, como o Google Acadêmico, com artigos científicos com autores renomados, encontra-se um aprendizado sobre o surgimento e o desenvolvimento do ensino da Química dentro do sistema brasileiro. O motivo da elaboração deste estudo vem do interesse de entender como surgiu o ensinamento de Química no Brasil, suas mudanças de metodologias até os dias atuais. Diante da pesquisa, é possível observar que houve uma ênfase crescente na integração de tecnologia e recursos digitais no ensino de química, buscando tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, contudo, desafios ainda persistem, como a falta de infraestrutura adequada em algumas escolas e a necessidade contínua de capacitação de professores para implementar práticas inovadores de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleA evolução do ensino de Química no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2024-05-10-
dc.description.abstractThis work presents the trajectory of Chemistry Teaching in Brazil. Through the survey and analysis of various sources, such as Google Scholar, with scientific articles by renowned authors, one can learn about the emergence and development of Chemistry teaching within the Brazilian system. The reason for preparing this study comes from the interest of understanding how the teaching of Chemistry emerged in Brazil, its changes in methodologies up to the present day. In view of the research, it is possible to observe that there has been a growing emphasis on the integration of technology and digital resources in chemistry teaching, seeking to make classes more dynamic and interactive, however, challenges still persist, such as the lack of adequate infrastructure in some schools and the continuous need for teacher training to implement innovative teaching practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36152-
dc.date.accessioned2024-06-18T13:45:54Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T13:45:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEvolução do ensino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectHistória e químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEvolution of chemistry teachinpt_BR
dc.subjectTechnologies educationalpt_BR
dc.subjectHistory and chemistrypt_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectEvolución de la enseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectTecnologías educativopt_BR
dc.subjectHistoria y químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Laisy de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe evolution of Chemistry teaching in Brazil.pt_BR
dc.title.alternativeLa evolución de la enseñanza de la Química en Brasil.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Laisy de Araújo. A evolução do ensino de Química no Brasil. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo presenta la trayectoria de la Enseñanza de la Química en Brasil. A través de encuesta y análisis de diversas fuentes, como Google Scholar, con artículos estudios científicos con autores de renombre, se puede conocer sobre el surgimiento y desarrollo de la enseñanza de la Química en el sistema brasileño. El motivo de la preparación. Este estudio surge del interés de comprender cómo surgió la enseñanza de la Química en Brasil, cambios en las metodologías hasta la actualidad. A la luz de la investigación se puede observar que Ha habido un énfasis cada vez mayor en la integración de la tecnología y los recursos digitales en la enseñanza. química, buscando hacer las clases más dinámicas e interactivas, sin embargo, desafíos aún persisten, como la falta de infraestructura adecuada en algunas escuelas y la continua necesidad Formar docentes para implementar prácticas docentes innovadoras.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAISY DE ARAÚJO SANTOS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2024.pdfLaisy de Araújo Santos - TCC Licenciatura em Química CES 2024332.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.