Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163
Title: | Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco. |
Other Titles: | Experiences of welcoming teachers in the city of Cajazeiras/PB: emotional health in focus. |
???metadata.dc.creator???: | PASSOS, Ana Raquel Rolim. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Vivências de acolhimento;Adoecimento docente;Saúde emocional docente;Trabalho docente;Docentes - Cajazeiras-Município - Paraíba;Reception experiences;Teacher illness;Teacher emotional health;Teaching work;Teachers - Cajazeiras-Municipality - Paraíba |
Issue Date: | 22-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PASSOS, Ana Raquel Rolim. Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco. 2023. 28f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo tem por objeto de estudo as vivências de acolhimento dos docentes, focalizando, o aspecto emocional dos professores. O objetivo geral consiste em analisar se o processo de vivências e acolhimento propiciado pela Secretaria Municipal de Educação, aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico, contemplou as necessidades apresentadas no âmbito da saúde emocional docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada, com os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, constatou-se que há uma deficiência na promoção de vivências e acolhimento no que concerne à saúde emocional, por parte da Secretaria Municipal de Educação do Município, para sanar as dificuldades encontradas pelos docentes. A pesquisa realizada mostrou que três dos docentes relataram não haver formação específica nessa área, ficando a critério de cada um, buscar ajuda sempre que necessário fosse. Apenas um afirmou ter havido palestras, referente ao assunto, e profissionais disponíveis para atender a demanda. Ficou evidente que há uma grande escassez no Município com relação às vivências de acolhimento voltadas para a área emocional dos docentes, deixando a desejar e atender de forma integral esses profissionais. Tendo aí a necessidade que esse pensamento deve ser revisto, repensado. Tendo em vista que a qualidade do ensino depende do trabalho do professor, por isso, essa situação precisa ser transformada. Os achados dessa investigação apontam para a necessidade de que ações dessa natureza venham a ser ofertadas, ou seja, que as vivências de acolhimento de professores contemplem informações sobre saúde emocional docente, pois até a data de realização desse estudo, estas ações são praticamente inexistentes. |
Keywords: | Vivências de acolhimento Adoecimento docente Saúde emocional docente Trabalho docente Docentes - Cajazeiras-Município - Paraíba Reception experiences Teacher illness Teacher emotional health Teaching work Teachers - Cajazeiras-Municipality - Paraíba |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA RAQUEL ROLIM PASSOS. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Ana Raquel Rolim Passos. Artigo Especialização em Formaçõa Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 337.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.