Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163
Title: Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco.
Other Titles: Experiences of welcoming teachers in the city of Cajazeiras/PB: emotional health in focus.
???metadata.dc.creator???: PASSOS, Ana Raquel Rolim.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Vivências de acolhimento;Adoecimento docente;Saúde emocional docente;Trabalho docente;Docentes - Cajazeiras-Município - Paraíba;Reception experiences;Teacher illness;Teacher emotional health;Teaching work;Teachers - Cajazeiras-Municipality - Paraíba
Issue Date: 22-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PASSOS, Ana Raquel Rolim. Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco. 2023. 28f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem por objeto de estudo as vivências de acolhimento dos docentes, focalizando, o aspecto emocional dos professores. O objetivo geral consiste em analisar se o processo de vivências e acolhimento propiciado pela Secretaria Municipal de Educação, aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico, contemplou as necessidades apresentadas no âmbito da saúde emocional docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada, com os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, constatou-se que há uma deficiência na promoção de vivências e acolhimento no que concerne à saúde emocional, por parte da Secretaria Municipal de Educação do Município, para sanar as dificuldades encontradas pelos docentes. A pesquisa realizada mostrou que três dos docentes relataram não haver formação específica nessa área, ficando a critério de cada um, buscar ajuda sempre que necessário fosse. Apenas um afirmou ter havido palestras, referente ao assunto, e profissionais disponíveis para atender a demanda. Ficou evidente que há uma grande escassez no Município com relação às vivências de acolhimento voltadas para a área emocional dos docentes, deixando a desejar e atender de forma integral esses profissionais. Tendo aí a necessidade que esse pensamento deve ser revisto, repensado. Tendo em vista que a qualidade do ensino depende do trabalho do professor, por isso, essa situação precisa ser transformada. Os achados dessa investigação apontam para a necessidade de que ações dessa natureza venham a ser ofertadas, ou seja, que as vivências de acolhimento de professores contemplem informações sobre saúde emocional docente, pois até a data de realização desse estudo, estas ações são praticamente inexistentes.
Keywords: Vivências de acolhimento
Adoecimento docente
Saúde emocional docente
Trabalho docente
Docentes - Cajazeiras-Município - Paraíba
Reception experiences
Teacher illness
Teacher emotional health
Teaching work
Teachers - Cajazeiras-Municipality - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA RAQUEL ROLIM PASSOS. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfAna Raquel Rolim Passos. Artigo Especialização em Formaçõa Docente para Educação Básica. CFP 2023.337.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.