Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFÉLIX, B. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7523482504112932pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.-
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma investigação a respeito dos desafios que permeiam o cenário da formação continuada para professores da educação básica na rede pública de ensino, sob o objetivo de analisar acerca dos fins e condições de implementação de estratégias institucionais de formação continuada para docentes. O trabalho foi organizado a partir das seguintes categorias de análises extraídas da pesquisa desta produção: “Políticas Educacionais” dialogando com autores como Stephen Ball (2001); “Formações Continuadas Docentes” embasada em Bernadete Gatti (2014) e Antonio Nóvoa (1989); “Politicas de Formação Continuada para Docentes” referenciada pela Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 e pela Base Nacional Comum Curricular e “Educação Básica” embasada em Carlos Roberto Jamil Cury (2002). A pesquisa também se propôs a responder a seguinte questão: De que modo se constituem estratégias de formação continuada para docentes da educação básica no Município de Triunfo-PB. Os resultados também foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, analisados de forma qualitativa. A investigação a partir das análises empreendidas mostrou que a formação continuada é essencial para o aprimoramento das teorias e práticas pedagógicas, assim como é um direto previsto pela Lei de Diretrizes e Bases desde 1996, onde responsabilizam a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios pela oferta de formação inicial, continuada e capacitação dos profissionais docentes. Após a análise realizada, concluiu-se que a oferta de formação deve estar baseada na necessidade da comunidade escolar e não na disponibilidade e/ou entendimento pontual ou cívico de Secretarias de Educação. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que a formação continuada, por si só, não é suficiente se não houver o investimento necessário que a educação exige. Ofertar formação continuada é mais do que dispor de cursos para os profissionais da sala de aula, visando a atualização do currículo, é buscar fomentar consciência de que estes profissionais merecem receber o que lhe é de direito, desde remuneração salarial digna à boas condições de trabalho, passando por oportunidades de progressiva consolidação de suas bases político-pedagógicas de atuação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação continuada para docentes de educação básica no município de Triunfo - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36164-
dc.date.accessioned2024-06-18T18:48:34Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T18:48:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação básica -Triunfo- Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectEducational politicspt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjectBasic education -Triunfo- Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFÉLIX, Beatriz Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContinuing training for basic education teachers in the municipality of Triunfo - PB.pt_BR
dc.identifier.citationFÉLIX, Beatriz Dias. Formação continuada para docentes da Educação básica no município de Triunfo - PB. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ DIAS FÉLIX. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfBeatriz Dias Félix. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.740.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.