Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | DIAS, C. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2037442400139634 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DANTAS, Nozângela Maria Rolim. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, Nozângela Maria Rolim | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUSA, Rozilene Lopes | - |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.description.resumo | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-08-12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T19:02:38Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18 | - |
dc.date.available | 2024-06-18T19:02:38Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Crianças autistas - Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Crianças autistas | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder - ASD | pt_BR |
dc.subject | Autistic children - School environment | pt_BR |
dc.subject | Learning - Autistic Children | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges and possibilities for schools to include children with autism. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLÁUDIA DE OLIVEIRA DIAS QUARESMA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Cláudia de Oliveira Dias Quaresma. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 547.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.