Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS, C. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037442400139634pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolimpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoA inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo.pt_BR
dc.date.issued2023-08-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167-
dc.date.accessioned2024-06-18T19:02:38Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T19:02:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectCrianças autistas - Ambiente escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Crianças autistaspt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.subjectAutistic children - School environmentpt_BR
dc.subjectLearning - Autistic Childrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities for schools to include children with autism.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationQUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA DE OLIVEIRA DIAS QUARESMA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfCláudia de Oliveira Dias Quaresma. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.547.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.