Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABRANTES, M. A. S.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0655181657049575pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. L. de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade compreender a importância que o lúdico pode trazer para crianças da educação infantil quando incluído como uma ferramenta pedagógica. O brincar é uma prática predominante na infância, porém vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas de educação infantil, uma vez que a mesma proporciona a oportunidade da criança descobrir, criar, inventar e reorganizar seus conhecimentos, assim como também aprender enquanto brinca. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com professoras que atuam na educação infantil. A partir desse estudo pudemos aprofundar sobre a temática e seus vieses: investigar os fundamentos teóricos que embasam a prática docente das professoras na Educação Infantil; verificar quais as exigências, o suporte teórico e metodológico dado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar o lúdico nas salas de aula de educação infantil; apresentar as concepções acerca da importância do lúdico, dos jogos e brincadeira para as crianças da educação infantil a partir da atuação das professoras. A partir dos resultados é possível dizer que a ludicidade exerce um papel de facilitador da aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social, provocando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para a criança. Portanto, é através das atividades lúdicas que a criança comunica consigo mesma e com o mundo que o cerca, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolvem integralmente. Assumir uma metodologia lúdica é de suma importância, uma vez que esta, trabalha o indivíduo com um todo, estimulando habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO Lúdico na educação infantil: Presspostos teórico-metadológicos para o desenvolvimento da criaça.pt_BR
dc.date.issued2023-11-27-
dc.description.abstractThis work aims to understand the importance that play can bring to children in early childhood education, when included as a pedagogical tool. Playing is a predominant practice in childhood, but it is gaining more and more space in early childhood education schools, as it provides the opportunity for children to discover, create, invent and reorganize their knowledge as well as learn while playing. For this purpose, a bibliographic survey and field research were carried out, using an interview with teachers who work in early childhood education as a data collection instrument. From this study, we were able to delve deeper into the theme and its aspects: investigate the theoretical foundations that underlie the teaching practice of teachers in early childhood education; verify the requirements, theoretical and methodological support given by the Municipal Department of Education to work on play in early childhood education classrooms; present conceptions about the importance of play, games and fun for children in early childhood education based on the actions of teachers. Based on the results, it is possible to say that playfulness plays a role in facilitating learning, recognizing it as a very important pedagogical tool for building intellectual and social development, causing more pleasurable and meaningful learning for the child. Therefore, it is through playful activities that children communicate with themselves and the world around them, accept the existence of others, establish social relationships, build knowledge and fully develop. Taking on a playful methodology is of paramount importance, as it works with the individual as a whole, stimulating motor, affective, social, moral and cognitive skills.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36171-
dc.date.accessioned2024-06-19T12:15:58Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T12:15:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantil- jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagem infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectDocente- educação infantilpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectEarly childhood education - games and activitiespt_BR
dc.subjectChildren's teaching-learningpt_BR
dc.subjectTeacher - early childhood educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Maria Alves da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness in early childhood education: Theoretical-methodological assumptions for child development.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Maria Alves da. O lúdico na educação infantil: pressupostos teórico-metodológicos para o desenvolvimento da criança.2023.44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)- Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraiba, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALVES DA SILVA ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMaria Alves da Silva Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2023.pdf.519.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.