Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36172
Title: Relações interpessoais na educação: (re)ssignificando olhares sobre a alteridade no contexto de uma escola pública no município de Cajazeiras/PB.
Other Titles: Interpersonal relationships in education: (re)signifying perspectives on otherness in the context of a public school in the city of Cajazeiras/PB.
???metadata.dc.creator???: COÊLHO, José Anderson de Luna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Educação - Relações interpessoais;Alteridade;Educação - Município - Cajazeiras - Paraíba;Relações interpessoais;Education - Interpersonal relationships;Otherness;Education - Municipality - Cajazeiras - Paraíba;Interpersonal relationships
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COÊLHO, José Anderson de Luna. Relações interpessoais na educação: (re)ssignificando olhares sobre a alteridade no contexto de uma escola pública no município de Cajazeiras/PB. 2023. 34f. Artigo Monográfico(Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo propõe discussões acerca das relações interpessoais na educação: (re)ssignificando os olhares sobre a alteridade, no contexto de uma escola pública do município de Cajazeiras/PB. Este artigo tem como objetivo central: analisar sob a ótica da alteridade as relações interpessoais na educação; como também, refletir sobre a ótica das relações interpessoais, na perspectiva do eu em consonância com o alter, inserido no contexto educacional; compreender o aprendizado como forma de aprimorar saberes e formar seres reflexivos; perceber o outro no processo educativo, na participação de todos, e no respeito a pluralidade. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa (Ludke e André, 1986), de natureza básica (Appolinário, 2011), sendo uma pesquisa exploratória (Severino, 2016), com entrevistas não-diretivas ou semiestruturadas e utilizando o AC – Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Este trabalho fundamenta-se nas contribuições teóricas de Nóvoa (2004), Leite (2010), Guareschi (1998), Freire (1992) e Habowski, Conte e Pugens (2018).
Keywords: Educação - Relações interpessoais
Alteridade
Educação - Município - Cajazeiras - Paraíba
Relações interpessoais
Education - Interpersonal relationships
Otherness
Education - Municipality - Cajazeiras - Paraíba
Interpersonal relationships
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36172
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANDERSON DE LUNA COÊLHO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfJosé Anderson de Luna Coêlho. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.395.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.