Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173
Title: Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
Other Titles: Contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of elementary school teachers
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA , Ane Cristina Herminio.
Keywords: Prática pedagógica;Neurociência e educação;Ensino fundamental- Prática pedagógica;Professor- Ensino fundamental;Neurociência- Prática pedagógica.;Pedagogical practice;Neuroscience and education;Elementary education - Pedagogical practice;Teacher - Elementary education;Neuroscience - Pedagogical practice.
Issue Date: 24-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores.
Abstract: Neuroscience is an interdisciplinary field of knowledge that permeates the study of the nervous system, especially the human brain. This area of knowledge has advanced significantly in recent years, bringing numerous contributions to education, as it provides the teacher with a greater understanding of the cognitive development of students, cooperating with the construction of more appropriate and assertive pedagogical practices in the educational context, for through a more scientific approach to the teaching and learning process. Knowledge about brain functioning and how information is processed and stored in the brain allows the educator to enhance learning and mediate the promotion of quality teaching. In this sense, the study aimed to understand the contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of teachers in the early years of Elementary School. To this end, field research was carried out, using a qualitative approach, through participant observation, a training workshop on the foundations of Neuroscience and its applications in the educational context, and a semi-structured interview applied to the teachers participating in the research. The sample was composed of 03 (three) teachers from the 1st, 2nd and 3rd years of the initial years of Elementary School at a municipal public school. The main authors who supported the research were: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza and Freitas (2020); Marques (2016); Lopes and Couto (2014); Cosenza and Guerra (2011); Carvalho (2011), among others. The research results demonstrated that Neuroscience can contribute to the development of more effective teaching strategies, as it seeks to equip educators by understanding the neural processes responsible for learning, and collaborate with the improvement and adaptation of pedagogical practices that meet the difficulties and needs of each student. It was also verified the need for more attention to be given to this area of knowledge, so that its studies and contributions are more publicized and accessible to all teachers.
Keywords: Prática pedagógica
Neurociência e educação
Ensino fundamental- Prática pedagógica
Professor- Ensino fundamental
Neurociência- Prática pedagógica.
Pedagogical practice
Neuroscience and education
Elementary education - Pedagogical practice
Teacher - Elementary education
Neuroscience - Pedagogical practice.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DANIELA LACERDA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMaria Daniela Lacerda dos Santos.Monografia Pedagogia . CFP 2023.pdf.3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.