Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174
Title: Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial.
Other Titles: Geography teacher’s career and the challenges of his work: analyzes of his initial training.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Karla Renata Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Geografia - Professores iniciantes;Geografia - Formação de Professores;Ensino de Geografia;Licenciatura em Geografia;Professores - Início de carreia;Geography - Beginning teachers;Geography - Teacher Training;Teaching Geography;Degree in Geography;Teachers - Beginning of career
Issue Date: 27-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Karla Renata Bezerra de. Carreira do professor de Geografia e os desafios de sua atuação: análises sobre sua formação inicial. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo trata de uma análise sobre o início da carreira de professores de Geografia, os desafios encontrados durante seu percurso profissional e, as contribuições de sua formação acadêmica para uma melhor inserção na carreira docente. Com o objetivo de analisar a atuação de professores de Geografia em início de carreira para se trabalhar a Geografia escolar no ensino fundamental – anos finais e ensino médio, tendo como base sua formação inicial e a prática em sala de aula, utilizamos como aporte teórico principal acerca do início da docência Huberman (1989), Rosa (2017) e Pessoa (2017), além de Barreto (2007) na discussão sobre formação inicial. Esse estudo de natureza descritiva explicativa (Gil, 2002) utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários, baseados em Lakatos (2003), com cinco professores iniciantes. Os questionários reuniram informações de caráter pessoal, acadêmico e profissionais. Depois de coletados, os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (1977), e nos mostraram que os professores iniciantes de geografia, egressos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, tiveram seu ingresso na profissão marcado por uma série de dificuldades, descobertas e aprendizados; os mesmos apresentam insatisfação com sua formação inicial, destacando-a como teórica e pouco próxima da realidade escolar. Em função disso, torna-se evidente a necessidade de aproximação do curso de licenciatura com seus egressos, com intuito de analisar as modificações e melhorias necessárias durante o processo de formação.
Keywords: Geografia - Professores iniciantes
Geografia - Formação de Professores
Ensino de Geografia
Licenciatura em Geografia
Professores - Início de carreia
Geography - Beginning teachers
Geography - Teacher Training
Teaching Geography
Degree in Geography
Teachers - Beginning of career
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36174
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA RENATA BEZERRA DE SOUSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfKarla Renata Bezerra de Sousa. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.444.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.