Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175
Title: O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
Other Titles: Sport as a didactic-pedagogical instrument in the school environment.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Esporte;Ferramenta pedagógica- Esporte;Desenvolvimento estudantil- Esporte;Prática esportiva;Esporte- Currículo escolar;Sport;Pedagogical tool - Sport;Student development - Sport;Sports practice;Sport - School curriculum
Issue Date: 27-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar.
???metadata.dc.description.resume???: This work discusses the theme of sport as a didactic-pedagogical tool in the school environment. Its general objective was to analyze the use of sport as a pedagogical tool and its contributions to the integral development of students in the school environment. The theoretical framework was based on assumptions from authors who dominate the topic, such as: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira and Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019 ) Altmann (2015). The methodology used was qualitative research, of a basic, exploratory nature and was carried out through a bibliographic study that sought to explore this vast universe of educational practices that focus on sport and education. Data collection occurred through books and literary collections available in virtual databases, such as: Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results show that sports practices can contribute significantly to the training of students, providing physical, cognitive, social and emotional benefits. To achieve this, an adequate pedagogical approach is needed, with planning, teacher training and integration of sport into the school curriculum.
Keywords: Esporte
Ferramenta pedagógica- Esporte
Desenvolvimento estudantil- Esporte
Prática esportiva
Esporte- Currículo escolar
Sport
Pedagogical tool - Sport
Student development - Sport
Sports practice
Sport - School curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VITORIA DUARTE QUARESMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMaria Vitória Duarte Quaresma. Monografia Pedagogia. CFP 2023.pdf.531.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.