Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36177
Title: As constribuições das neurociências para a educação, formação de professores e práticas pedagógicas.
Other Titles: The Contributions of Neurosciences to education, Teacher training and pedagogical practices.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Mayslla Josefa do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA , Ane Cristina Herminio.
Keywords: Neurociência e educação;Práticas pedagógicas;Formação de professor;Relação- Educação e aprendizagem;Conhecimentos neurocientíficos;Neurociência e prática pedagógica;Neuroeducação;Neuroscience and education;Pedagogical practices;Teacher training;Relationship- Education and learning;Neuroscientific knowledge;Neuroscience and pedagogical practice;Neuroeducation
Issue Date: 29-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Mayslla Josefa do Nascimento. As contribuições das neurociências para a educação, formação deprofessores e práticas pedagógicas. 2023. 89f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Prfessores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraiba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A importância de refletir sobre os conhecimentos neurocientíficos no contexto educacional, principalmente na formação de professores, surgiu a partir da observação de que práticas pedagógicas tradicionais não são mais suficientes nos dias atuais, o que tem despertado cada vez mais o interesse de estudiosos contemporâneos, sobre a possibilidade de contribuir para a melhoria das ações educativas de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o objeto de estudo, e em seguida desenvolvida uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio da realização de observação das práticas pedagógicas de educadoras, execução de uma oficina relacionada com o tema em questão e uma entrevista semiestruturada com 3 (três) educadoras de escolas pertencentes a rede ensino municipal da cidade de São João do Rio do Peixe – PB. No aprofundamento dos estudos teóricos sobre a Neurociência e Educação, a pesquisa teve contribuições de autores, tais como: Relvas (2018, 2023); Firmino e Braz (2020); Silva (2012, 2020); Sousa (2017); Almeida (2015); Oliveira (2014); Cosenza e Guerra (2011), entre outros, que contribuíram para a realização desta pesquisa. Os resultados demonstraram que para haver uma aprendizagem significativa a aula tem que ser prazerosa, bem elaborada e organizada com o intuito de estimular o cérebro do aprendiz, pois a estimulação cognitiva de forma correta pode contribuir para a potencialização da inteligência dos educandos. Foi possível observar também, a importância de se oferecer disciplinas relacionadas as neurociências na formação inicial de professores, uma vez que as ciências que estudam o cérebro humano contribuem significativamente para o surgimento de novas teorias sobre a formação docente, possibilitando melhorias na construção e na compreensão da aprendizagem. Cabe destacar ainda a necessidade de se desenvolver práticas de ensino mais efetivas que potencializem a aprendizagem dos estudantes, enquanto compromisso de todos os responsáveis pela educação, considerando que as interações que os alunos realizam dependem do desenvolvimento de suas capacidades biológicas, psicológicas, emocionais e sociais.
Abstract: The importance of reflecting on neuroscientific knowledge in the educational context, especially in teacher training, arose from the observation that traditional pedagogical practices are no longer sufficient nowadays, which has increasingly aroused the interest of contemporary scholars, regarding the possibility of contributing to the improvement of educational actions for teachers who work in the initial years of Elementary School. To this end, a bibliographical survey was carried out on the object of study, and then field research was carried out, using a qualitative approach, by observing the pedagogical practices of educators, carrying out a workshop related to the topic in question and a semi-structured interview with 3 (three) educators from schools belonging to the municipal education network in the city of São João do Rio do Peixe – PB. In deepening theoretical studies on Neuroscience and Education, the research had contributions from authors such as: Relvas (2018, 2023); Firmino and Braz (2020); Silva (2012, 2020); Sousa (2017); Almeida (2015); Oliveira (2014); Cosenza and Guerra (2011), among others, who contributed to this research. The results demonstrated that for there to be meaningful learning, the class has to be enjoyable, well designed and organized with the aim of stimulating the learner's brain, as cognitive stimulation in the correct way can contribute to enhancing the students' intelligence. It was also possible to observe the importance of offering subjects related to neurosciences in initial teacher training, since the sciences that study the human brain contribute significantly to the emergence of new theories on teacher training, enabling improvements in the construction and understanding of learning. It is also worth highlighting the need to develop more effective teaching practices that enhance student learning, as a commitment from all those responsible for education, considering that the interactions that students carry out depend on the development of their biological, psychological, emotional and social capabilities.
Keywords: Neurociência e educação
Práticas pedagógicas
Formação de professor
Relação- Educação e aprendizagem
Conhecimentos neurocientíficos
Neurociência e prática pedagógica
Neuroeducação
Neuroscience and education
Pedagogical practices
Teacher training
Relationship- Education and learning
Neuroscientific knowledge
Neuroscience and pedagogical practice
Neuroeducation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36177
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYSLLA JOSEFA DO NASCIMENTO GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMayslla Josefa Nascimento Gomes. Monografia Pedagogio. CFP 2023.pdf.3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.