Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179
Title: Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
Other Titles: Contributions of music to the integral development of children in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Educação infantil;Música - Desenvolvimento infantil;Creche-Desenvolvimento infantil;Música- Ferramenta pedagógica;Creche-Espaço de socialização;Desenvolvimento integral infantil;child education;Music - Child Development;Daycare-Child Development;Music- Pedagogical tool;Daycare-socialization space;Comprehensive child development
Issue Date: 11-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças.
Abstract: This article aimed to analyze the contributions of music to the development of children in Early Childhood Education. Its specific objectives are: to describe the contributions of the Nursery as a learning and socialization space for children from 0 to 3 years of age; discuss which aspects are developed in children through the use of music and identify how music is used in the pedagogical work of teachers in the daycare space. The theoretical framework is made up of authors who discuss the topic, such as: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) and other researchers who offer theoretical support to the study. Methodologically, the research is characterized by a qualitative and field nature. The data were collected in a public daycare center in the state of Paraíba and had the collaboration of four teachers. For data collection, a semi-structured interview was used containing four questions referring to the teachers' pedagogical work in relation to the use of music in the classroom. The research showed that the use of music is essential in everyday life in Early Childhood Education contexts. Working on musicalization at this stage of teaching contributes to the development of various aspects of children: motor, cognitive, social and emotional. The teachers surveyed demonstrated that they use music as a pedagogical tool in the classroom and understand the importance of contemplating activities that involve music in a way that helps the children's learning process.
Keywords: Educação infantil
Música - Desenvolvimento infantil
Creche-Desenvolvimento infantil
Música- Ferramenta pedagógica
Creche-Espaço de socialização
Desenvolvimento integral infantil
child education
Music - Child Development
Daycare-Child Development
Music- Pedagogical tool
Daycare-socialization space
Comprehensive child development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAGMAR ALAÍDE DE LIRA FERREIRA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfDagmar Alaíde de Lira Ferreira. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.587.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.