Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180
Title: A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica.
Other Titles: The theme of sexuality in teacher training in basic education.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Daniele Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
Keywords: Formação de Professor;Sexualidade;Educação básica;Sexualidade- Contexto escolar;Sexualidade homoafetiva;Teacher Training;Sexuality;basic education;Sexuality - School context;Homoaffective sexuality
Issue Date: 23-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Daniele Vieira .A temática de sexualidade na formação de professores na educação básica. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A sexualidade é uma temática complexa que envolve alguns fatores, sejam eles subjetivos, bilológicos ou culturais, e é considerada ainda tabu social. Em análise para o estudo a esse emblemático tema pautamos como problema de pesquisa a questão “Para a base de formação docente de que modo importa compreender a sexualidade como estrutura de constituição de sujeitos?”. Para tanto, como objetivo geral definimos: Analisar a sexualidade como categoria para a base de formação docente tendo em vista a desconstrução do preconceito e da discriminação sexual em espaços escolares. Para a consecução de tal fim, como objetivos específicos traçamos: Identificar os desafios inerentes a sexualidade no contexto escolar; Discutir a diversidade sexual no âmbito escolar e refletir como os professores lidam com a discriminação em relação à sexualidade homoafetiva em contextos escolares de afirmação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores, professores, pais/responsáveis e alunos. Para um estudo mais detalhado, foram analisados produções de Foucault (1976), Borges (2013), Marcon, Prudêncio e Gesser (2016), Deniz (2011), Lima (2020), Araújo e Carvalho (2021), Silva et al (2021), Magrini (2022), Furtado (2022), Altmann (2023), Brêstas (2011) e Paloma et al (2023), assim como documentos que direcionam a educação como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998). Conclui-se que a sexualidade na base de formação docente é essencial para a constituição dos sujeitos, além de contribuir para a desconstrução do preconceito e descriminação em espaços escolares.
Keywords: Formação de Professor
Sexualidade
Educação básica
Sexualidade- Contexto escolar
Sexualidade homoafetiva
Teacher Training
Sexuality
basic education
Sexuality - School context
Homoaffective sexuality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36180
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELE VIEIRA BEZERRA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfDaniele Vieira Bezerra. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.615.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.