Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36181
Title: Pesquisa-formação e o letramento digital na formação continuada.
Other Titles: Research-training and digital literacy in continuing education.
???metadata.dc.creator???: CAROLINO, Eliziane de Carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Letramento digital;Formação de Professores;Transformação digital;Prática docente;Educação básica;Educação - Cajazeiras- Paraíba;Tecnologia da comunicação- Contexto escolar;Digital literacy;Teacher training;Digital transformation;Teaching practice;basic education;Education - Cajazeiras- Paraíba;Communication technology - School context
Issue Date: 29-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAROLINO, Eliziane de Carvalho. Pesquisa-formação e o letramento digital na formação continuada. 2023. 25f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse estudo traz aproximações e reflexões sobre o letramento digital na formação continuada em contexto de pesquisa-formação. Tem por objetivo geral analisar a influência da Transformação Digital na prática docente dos professores que atuam na Educação Básica do Município de Cajazeira-PB, através da pesquisa-formação. Objetivos específicos: identificar os principais desafios da contemporaneidade, atrelados a utilização das tecnologias da comunicação e informação no contexto escolar; refletir sobre as contribuições da pesquisa- formação para atuação docente frente às mudanças engendradas pela transformação digital e produzir material instrucional digital de forma colaborativa para aperfeiçoar a prática docente, por meio da pesquisa-formação. Quanto ao percurso metodológico, este realizou-se por meio da pesquisa-formação e com os resultados obtidos, foi produzido e compartilhado material instrucional digital para aperfeiçoar a prática docente de professores que estão atuando na Educação Básica, no município de Cajazeiras-PB. E por fim são apresentados os resultados obtidos por meio da pesquisa.
Keywords: Letramento digital
Formação de Professores
Transformação digital
Prática docente
Educação básica
Educação - Cajazeiras- Paraíba
Tecnologia da comunicação- Contexto escolar
Digital literacy
Teacher training
Digital transformation
Teaching practice
basic education
Education - Cajazeiras- Paraíba
Communication technology - School context
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36181
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZIANE DE CARVALHO CAROLINO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfEliziane de Carvalho Carolino. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.